09/07/2024
Compartilhe esta postagem:
Ao lado de empreendedores, Guimarães articula investimentos de ministérios para reativar turismo em Canoa Quebrada
O deputado José Guimarães articulou nesta segunda-feira (8), em Brasília, encontros entre um grupo de empreendedores, empresários e comerciantes da praia de Canoa Quebrada, no município de Aracati, com os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.
As reuniões irão viabilizar, entre outros encaminhamentos, uma série de investimentos do Governo Federal para revitalizar e divulgar a Rota das Falésias, um dos destinos turísticos mais tradicionais do Ceará e que percorre 215 quilômetros no Litoral Leste cearense.
De acordo com a presidente da Asdecq Gabriela Crippa, há alguns anos o turismo em Canoa Quebrada gerava cerca de três mil empregos diretos, número que caiu para 1.500 atualmente.
No Ministério do Turismo, o líder do Governo na Câmara intermediou um encontro entre a
Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (ASDECQ) e o ministro Celso Sabino, que se comprometeu, entre outros pontos, em atuar para divulgar os atrativos de Canoa Quebrada, inclusive em feiras internacionais.
O grupo apresentou a necessidade de direcionar recursos para melhorias na infraestrutura local como estradas, aeroporto, saneamento básico, transporte público e sinalização turística. Também foi demandada capacitação e treinamento para profissionais no setor que trabalham em Canoa Quebrada.
Além disso, a comitiva apresentou ao ministro Celso Sabino a necessidade de apoio ambiental e sustentável na região. Além de pleitear colaboração com agências de turismo locais para criar roteiros turísticos destacando as belezas naturais.
Portos e Aeroportos
O grupo também se reuniu com o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroporto. A principal demanda nesse sentido é a reativação do aeroporto de Aracati, que de acordo com os moradores e comerciantes, está praticamente parado por falta de voos.
“Precisa ter voos, não dá para um aeroporto como esse não ter fluxo de aeronaves, isso atrasa o desenvolvimento de lugares como Canoa Quebrada. É preciso um esforço dos governos para acabar com esse problema”, destacou o líder do governo.
Como encaminhamento, foi solicitado que a companhia aérea possa apresentar um plano que preveja uma rota de voo entre Juazeiro do Norte para Aracati, e de Aracati para Fortaleza.