08/05/2024
Compartilhe esta postagem:
Em sessão solene na Câmara, Guimarães reforça apelo para beatificação do Padre Cícero
Durante a sessão solene em homenagem aos 180 anos do Padre Cícero realizada nesta segunda-feira (22), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado José Guimarães renovou o apelo ao Papa Francisco pela celeridade no processo de beatificação do “padim”. O parlamentar é autor do requerimento pela sessão, ao lado da deputada Fernanda Pessoa.
O parlamentar destacou a importância histórica de Padre Cícero principalmente na região do Cariri, Guimarães lembrou que o Padre Cícero é visto como um dos mais importantes líderes espirituais do Brasil. Ele é a alma do nordeste brasileiro, despertando devoção e exercendo grande influência no sacerdócio e na vida política e religiosa, tanto no Ceará quanto em todo o país".
Guimarães, que já havia feito o apelo pessoalmente ao Papa Francisco no ano passado, continua engajado na causa da beatificação do Padre Cícero.
Além disso, como autor da Lei 14.693/23, que insere o nome do "Santo do Sertão" no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, o deputado assegura o reconhecimento oficial da importância histórica de Padre Cícero para o Brasil.
O Livro de Aço, onde os nomes dessas figuras marcantes são preservados, encontra-se no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
Ademais, Guimarães também é o proponente da lei que reconhece a tradição do uso do "Pau de Arara" em romarias religiosas como patrimônio cultural e imaterial do Brasil.
Esta lei, sancionada pelo presidente Lula em agosto de 2023, durante solenidade em Brasília, visa preservar e valorizar as práticas culturais associadas às manifestações religiosas inspiradas pelo legado de Padre Cícero.
Participaram da sessão o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra; a deputada federal Fernanda Pessoa, que também é autora do requerimento da sessão; o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa; o padre Laércio e o frei Garcias, ambos religiosos de Juazeiro do Norte; o reitor da Universidade Federal do Cariri, professor Silvério, além de vereadores do Ceará, autoridades e religiosos.