09/12/2021

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães participa de encontro para recompor orçamento das universidades

O vice-líder da Minoria na Câmara, José Guimarães (PT/CE), participou de encontro que reuniu representantes de universidades federais e o relator-geral do Orçamento, deputado Hugo Leal (PSD/RJ). A reunião teve o objetivo de discutir a recomposição do orçamento das universidades federais no Orçamento 2022.

Participaram da reunião representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e os reitores da Universidade Federal do Paraná e da Universidade de Brasília.

Desde 2020, o orçamento destinado às universidades vem sofrendo sucessivas perdas: -8,6% em 2020 e -25,5% em 2021. Para o ano que vem, a redução prevista é de -15,3%. As entidades pleiteiam a recomposição dos valores reajustados referentes ao ano de 2019, o que resultaria em R$ 6,922 bilhões para as instituições de ensino.

“As universidades vão enfrentar um grande desafio no próximo ano com a plena retomada das atividades presenciais. Vamos lutar até o fim para garantir que as instituições continuem produzindo ciência e inovação, pilares fundamentais para a nossa soberania”, afirma Guimarães.