31/03/2021

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães convoca Braga Netto sobre mudanças nas Forças Armadas

O deputado federal José Guimarães (PT/CE) apresentou, nesta quarta-feira (31), Requerimento de Convocação de Ministro direcionado a Walter Souza Braga Netto, responsável pela pasta da Defesa. O REC nº 664/2021 tem o objetivo de questionar o general sobre a troca dos três comandantes das Forças Armadas e a Ordem do Dia Alusiva à comemoração do Golpe Militar.

No ato supracitado, o novo ministro da Defesa faz uma evidente defesa do Golpe Militar ocorrido no país 57 anos atrás. “Foi um dos eventos mais tristes da história do Brasil. Não foi citado o Ato Institucional nº 05 (AI-5), que cassou parlamentares, cerceou a imprensa, torturou, sequestrou e matou cidadãos. Foram 21 anos em que o povo brasileiro não exerceu seus direitos políticos de forma plena”, lembra Guimarães.

Acerca da troca no comando das Forças Armadas, algo inédito na história do país, Guimarães ressalta que Exército, Marinha e Aeronáutica não são órgãos de Governo, mas sim de Estado. “Devem respeitar a Constituição e os ditames de um Estado Democrático de Direito”. No documento, o petista também reforça que a política partidária deve ficar longe dos quartéis, a exemplo do que defendeu o ex-comandante do Exército, general Edson Pujol.

Lei a íntegra do REC 664/2021: https://bit.ly/3weNqRH