09/11/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães firma compromissos com a UFCA em Brejo Santo e Crato

Em visita ao Cariri no último fim de semana, o deputado federal José Guimarães (PT/CE) assumiu dois importantes compromissos com professores e diretores da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Em Brejo Santo, comprometeu-se a lutar pela desapropriação do terreno destinado à construção do campus no município. Já no Crato, garantiu apoio à construção do Hospital Veterinário na unidade acadêmica. 


O campus Brejo Santo da UFCA abriga o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), que oferta seis licenciaturas para cerca de 350 estudantes da região e de estados vizinhos. A unidade ocupa um prédio cedido e o processo de desapropriação de um imóvel permanente está parado junto ao governo do Estado. 


“Vou me empenhar, junto ao governador Camilo Santana, para garantir que o campus ocupe o terreno de direito. Essa é uma demanda antiga dos docentes e vai favorecer o processo de aprendizagem do corpo discente”, argumenta José Guimarães.  


Já no Crato, o petista visitou o Centro de Ciências Agrárias e Biodiversidade, que abriga os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. Em reunião com os dirigentes da unidade, José Guimarães recebeu a proposta de criação de um hospital veterinário, equipamento que vai permitir o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem e o atendimento adequado de animais da região. 


“A comunidade local vai dispor de atendimentos na área de clínica e cirurgia para pequenos e grandes animais. Poderemos, assim, trabalhar o conceito de ‘saúde única’, que engloba a relação entre homem, ambiente e animal”, explica Socorro Vieira, coordenadora do curso de Medicina Veterinária. 


Guimarães e a UFCA 

José Guimarães foi o relator do projeto de lei que criou a UFCA. Desde então, o parlamentar tem se empenhado em destinar recursos para a ampliação das unidades e manutenção dos projetos de ensino, pesquisa e extensão da universidade. A primeira emenda para a construção do Centro de Ciências Agrárias e Biodiversidade, por exemplo, foi de autoria do petista. 


“Foram visitas importantes. Percebi, nos campi de Brejo Santo e Crato, a potência e a importância da UFCA para a região. O processo de interiorização do ensino superior iniciado por Lula e consolidado por Dilma garantiu o desenvolvimento dos municípios e a elevação da qualidade de vida de milhões de brasileiros que puderam concluir cursos de graduação Brasil afora”, conclui José Guimarães.