28/10/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães quer ouvir Heleno e Ramagem sobre “rachadinhas”

Requerimento do deputado José Guimarães (PT-CE) tem como base reportagem da revista Época, que revelou uma reunião do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e do diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) com o presidente da República e os advogados de seu filho, senador Flávio Bolsonaro (REPUBLICANOS-RJ), em 25 de agosto. O motivo do encontro omitido das agendas oficiais foi a estratégia de defesa de Flávio no caso das chamadas "rachadinhas", suposto esquema de desvio de dinheiro operado por Fabrício Queiroz no gabinete do “Zero Um” quando ele ainda era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

A publicação denunciou que a defesa do senador teria pedido ajuda ao ministro do GSI, Gen. Augusto Heleno, e ao diretor da ABIN, Alexandre Ramagem, para encontrar indícios de irregularidades na produção dos relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), os mesmos que identificaram as movimentações financeiras suspeitas na conta de Queiroz e que conectaram o nome de Flávio às irregularidades.

Para Guimarães, que é membro da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), o episódio que veio à tona pela imprensa mostra que houve “tentativa de apropriação dos órgãos de Estado para fins particulares do filho de Bolsonaro”. “A gravidade do caso pode, inclusive, engajar a responsabilidade do chefe do Poder Executivo”, frisa o deputado no documento que foi protocolado nesta terça (27).

A ideia é convocar Heleno e convidar Ramagem para que eles possam ser questionados e prestar explicações sobre os fatos na CCAI. Confira o texto do Requerimento 14/2020 na íntegra: https://bit.ly/req14-2020