27/03/2020

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT aciona Bolsonaro e Wajngarten na Justiça contra propaganda

Parlamentares do PT na Câmara entraram com ação popular na Justiça do Distrito Federal contra o presidente Jair Bolsonaro e o chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fábio Wajngarten. A medida tem o objetivo de cancelar a campanha “O Brasil não vai parar”, que estimula a retomada de atividades durante a pandemia do coronavírus. Assinam o documento o líder da Minoria, José Guimarães (CE), o líder do partido na Câmara, Enio Verri (PR), e a presidenta nacional da sigla, Gleisi Hoffmann (PR).

O grupo cobra o fim da propaganda do governo nas mídias sociais, rádio e televisão, além da devolução à União dos R$ 4,8 milhões que, de acordo com a imprensa, foram gastos para a produção dos materiais sem licitação. A peça também pede que a sentença seja encaminhada ao Ministério Público e que os acusados respondam pelo crime de improbidade administrativa.

Guimarães argumenta que a iniciativa se apresenta como “criminosa” ao estimular a população jovem a retomar as atividades normais. Ele lembra que autoridades médicas e científicas defendem o isolamento como fundamental para a queda da curva de transmissão do coronavírus.

“Trata-se de uma campanha cruel, pois ilude e minimiza os efeitos da Covid-19. A economia não pode estar acima da saúde das pessoas. Países como Itália contrariaram essa regra e acumulam milhares de mortos”, denuncia.

Leia completo: Ação-Popular-Publicidade-Institucional-SECOM-Pandemia-Coronavírus-Ilegalidade-Suspensão-27.3-II

Sobre José Guimarães
José Guimarães é advogado, deputado federal (CE), líder da Minoria na Câmara e vice-presidente nacional do PT. Foi eleito para o quarto mandato consecutivo com 173.039 votos.