07/11/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães recebe homenagem e participa de reuniões no Cariri

O deputado federal José Guimarães (PT/CE) cumpre agenda no Cariri neste fim de semana, a partir desta sexta-feira (8). Com passagem pelas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, o parlamentar participará de homenagem, reuniões estratégicas e posse de diretório municipal do PT.

Na manhã de sexta-feira, em Juazeiro do Norte, o parlamentar é um dos confirmados para a Sessão Solene em comemoração aos 50 anos da inauguração da estátua do Pe. Cícero no Memorial que leva o nome do religioso. Guimarães será um dos 25 homenageados na ocasião. 

A solenidade tomou forma a partir de requerimento do 1º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), deputado estadual Fernando Santana (PT), que também marcará presença, junto ao presidente da ALCE e também deputado estadual, José Sarto (PDT). 

À tarde, Guimarães segue para o Crato, onde participará de reuniões com dirigentes da Universidade Regional do Crato e da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Já no sábado à noite, em Barbalha, o parlamentar participará de posse do diretório municipal do PT no município. 

Educação na pauta

Os encontros previstos com os dirigentes da UFCA e da URCA não são à toa. Guimarães sempre atuou fortemente para garantir recursos destinados à manutenção e ampliação dessas e de outras instituições de ensino. 

O parlamentar  foi o principal articulador da criação da UFCA. Relator, em duas comissões, do Projeto de Lei 2208/11, que criou a universidade, Guimarães teve seu texto final aprovado por unanimidade pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados, sendo posteriormente sancionado pela presidente Dilma Rousseff em abril de 2013.

No mesmo ano, o parlamentar disponibilizou emendas aprovadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) daquele ano para expansão da Universidade Federal do Ceará no interior do Estado. 

No ano seguinte, em 2014, Guimarães empenhou-se no processo de concessão da Rádio FM Universitária da URCA. Já em 2017, garantiu a destinação de R$ 1 milhão em emendas individuais para a Urca e a UFCA. 

“Costumo percorrer bastante a região do Cariri e tenho acompanhado a evolução dos jovens e adultos com as duas universidades na região. O desenvolvimento passa necessariamente pelo investimento que tem sido feito no ensino superior, principalmente na época dos governos Lula e Dilma”, destaca Guimarães.

Sobre José Guimarães

Guimarães é advogado e deputado federal (PT/CE) eleito para o quarto mandato consecutivo com 173.039 votos. Atualmente, é Vice-Líder da Minoria, membro da Comissão de Educação, CCJ e Secretário de Assuntos Institucionais do Partido dos Trabalhadores.

_______________


Mais informações

Nut Pereira  

Assessor de Imprensa do deputado federal José Guimarães (PT/CE)

(85) 98133-7755 / nutpereira@gmail.com / imprensa@guimaraes.org.br