15/10/2019
Compartilhe esta postagem:
Guimarães visita índios Tremembés da Barra do Mundaú
Em mais uma agenda na cidade de Itapipoca, a 130 km de distância de Fortaleza, o deputado federal José Guimarães (PT/CE) conheceu a comunidade indígena Tremembé da Barra do Mundaú. Casa de Farinha e Oca Digital foram alguns dos equipamentos visitados.
A tarde foi marcada por manifestações a favor das liberdades e pelo direito à terra, ocasião em que a comunidade agradeceu o apoio de Guimarães à causa indígena. A pauta ganha destaque em meio ao Sínodo da Amazônia, evento que reúne bispos dos países que integram a maior floresta tropical do mundo.
A comunidade possui um histórico de luta pela demarcação de suas terras. Desde 2002, a empresa turística Nova Atlântida busca ocupar parte do território. As investidas deram origem a ameaças e episódios violentos.
Guimarães participou de uma dança em grupo, tocou instrumentos musicais e ganhou colares feitos a partir de sementes. O ápice do encontro foi a leitura em voz alta de uma carta da tribo direcionada ao presidente Lula, preso injustamente na sede da Polícia Federal em Curitiba.
A comitiva liderada pelo parlamentar contou com a presença de Felipe Pinheiro, superintendente-adjunto da Superintendência de Obras Públicas do Governo do Estado do Ceará e de dirigentes do Centro de Estudos do Trabalho e Assessoria ao Trabalhador (Cetra).