08/03/2019

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ocara: inaugurada a 121ª escola de educação profissional do Ceará

Grande notícia para a educação do Ceará. Estudantes de Ocara, município localizado a pouco mais de 100 km de Fortaleza, receberam nesta quinta-feira (7) um espaço novo, estruturado e com melhores condições de aprendizado. Na oportunidade, foi inaugurada a Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Môsa da Silva, a 121ª dessa modalidade de ensino. Foram investidos na construção, compra de equipamentos e mobília da unidade cerca R$ 15 milhões oriundos dos Governos do Ceará e Federal. O governador Camilo Santana e o deputado federal José Guimarães participaram da solenidade e receberam dos alunos e professores o carinho e o agradecimento pelos investimentos que o Estado vêm realizando na área para dar mais oportunidades aos jovens e melhores condições de trabalho aos profissionais.

“Essa escola não deixa a desejar a nenhuma escola particular do país. No passado achavam que escola pública tem que ser de baixa qualidade. Nós pensamos diferente. A escola pública tem que ser a melhor para atender as pessoas que precisam. Aqui tem auditório, biblioteca, ginásio coberto, laboratório, salas climatizadas, estrutura que poucas escolas particulares têm. Nós acreditamos que para o país mudar, crescer com justiça e oportunidade, é preciso investir em educação. Daqui sairão futuros médicos, advogados, engenheiros e quem sabe futuros governadores. É sonhar e acreditar. Cada um tem a sua responsabilidade. Esse é o momento da vida de vocês, jovens, de agarrar essa oportunidade. Vocês têm aqui o de melhor em estrutura física e de professores”, destacou o governador Camilo Santana, que após a solenidade de inauguração fez questão de visitar as dependências da escola.

"A vinda dessa escola para Ocara foi um pedido feito por mim ao governador Camilo Santana há dois anos e meio, quando o município ainda era governado pela ex-prefeita Vânia. Vim agora inaugurar a escola é uma grande honra e mostra o nosso compromisso com a população do município", destacou o deputado federal José Guimarães.

A escola

O prédio construído pelo Governo do Ceará possui 12 salas de aula, auditório, biblioteca, bloco pedagógico administrativo, laboratórios específicos para os cursos técnicos oferecidos, além dos de Línguas, Informática, Ciências e Matemática. A obra foi supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), órgão vinculado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).

A nova estrutura tem capacidade para receber até 540 alunos, das 7h às 17h, em tempo integral. Os estudantes têm à disposição quatro cursos técnicos: Agronegócio; Administração; Secretariado e Informática. Neste modelo, os alunos fazem o Ensino Médio e se preparam para o mercado de trabalho. No terceiro ano, o Governo do Ceará propicia o estágio curricular obrigatório e remunerado para os alunos. Cerca de 4,5 mil empresas são parceiras nos programas de promoção de estágio profissional com previsão de atendimento de 15 mil estudantes.


Ensino profissionalizante
O Governo do Ceará tem tratado a educação em tempo integral e profissionalizante como uma política pública importante para dar mais oportunidades aos adolescentes e jovens cearenses. As escolas profissionais já implantadas pelo Estado ofertam 52 cursos técnicos em 98 municípios cearenses, atendendo a 50 mil estudantes. As primeiras turmas foram formadas em 2010. De lá até o ano de 2017 foram formados 76.320 alunos. O percentual de alunos oriundos do ensino profissionalizante estadual que ingressaram no mercado trabalho e no ensino superior chega a 60,8%.

A rede estadual de ensino público conta, atualmente, com 726 escolas. Com essa nova unidade, o número que oferece educação profissional passa para 121. Outras 130 escolas funcionam em regime de tempo integral. Estão em construção no Ceará mais 71 escolas estaduais, das quais 22 são de educação profissional de Gastronomia no Panorama Artesanal.