18/12/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Aprovada criação da Universidade Federal da Ibiapaba

Uma ótima notícia para a população da Serra da Ibiapaba. A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou relatório que autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Ibiapaba, no Ceará. 

A nova universidade beneficiará diretamente nove municípios cearenses – Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará e Ipu – integrantes da microrregião de Ibiapaba, onde residem cerca de 350 mil pessoas. Além disso, o impacto social alcançará ainda quarenta e sete cidades que compõem a mesorregião do Noroeste cearense, cuja população é superior a 1,2 milhão de habitantes.

O deputado federal José Guimarães, em sua primeira legislatura (2007), foi um dos primeiros parlamentares a ouvir a demanda da população da região pela implantação de um campus de uma universidade pública. “Ao longo de vários anos, trabalhamos as ações de plano plurianual, Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO), realizamos audiências públicas na região da Ibiapaba e negociações com os prefeitos de Tianguá e Ubajara na tentativa encontrar um terreno que melhor serviço instalação da universidade”, comentou o parlamentar.

“Com a notícia da aprovação, a população tem muitos motivos pra comemorar. Agora é batalharmos ainda mais para que esse sonho torne-se realidade em um breve período de tempo, tendo em vista que a política de interiorização do ensino superior não é uma das prioridades do próximo governo”, disse Guimarães.

Estudo de viabilidade

Para comprovar a necessidade da criação de uma universidade federal na região da Ibiapaba, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) contratou consultoria especializada para estudar a viabilidade de implantação do campus.

De acordo com o estudo, na região da Ibiapaba existe uma demanda real de 4.500 jovens, por ano, igual ao número de concludentes de ensino médio, sem contar as demandas acumuladas em anos anteriores. A oferta de educação superior pública na região, além de aumentar a inclusão social, qualifica o indivíduo para o mercado de trabalho, aumenta a produtividade local e estimula ações empreendedoras, contribuindo para o desenvolvimento municipal.

O estudo mostrou também as potencialidades da região e oportunidades de desenvolvimento de forma mais intensiva nas atividades de horticultura, fruticultura, floricultura e piscicultura. Além disso há condições favoráveis para a implantação de parques geradores de energia renovável (solar e eólica).

Tudo isso justifica a abertura de um campus da UFC na serra da Ibiapaba, numa associação tripartite, envolvendo Governo do Estado e Prefeituras Municipais. A UFC entra com o projeto pedagógico e os professores.