05/07/2018
Compartilhe esta postagem:
Barbalha ganha investimentos em turismo e segurança
A população de Barbalha, na Região do Cariri, comemorou nesta quarta-feira (4), a chegada de investimentos em obras de infraestrutura e segurança pública. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana, que, entre outros benefícios, autorizou a construção da estátua de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, com museu que vai retratar a história do Pau da Bandeira, e a implementação do grupamento do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Ostensivas (BPRaio) e Sistema de Videomonitoramento no município.
"Minha ideia é criar um triângulo religioso aqui no Cariri. Em Juazeiro temos a estátua de Padre Cícero e, no Crato, a de Nossa Senhora de Fátima. Hoje, aqui em Barbalha estou anunciando a construção do monumento a Santo Antônio. Esses três monumentos irão incrementar o turismo religioso que é muito forte aqui na região", afirmou o governador Camilo.
A instalação do grupamento do BPRaio em Barbalha faz parte do programa que visa atender todos os municípios cearenses com população acima de 50 mil habitantes. A unidade criada nesta quarta-feira (4) já é o 35º grupamento instalado no Ceará. São 37 policiais com o apoio de 16 motos, todas de 1.000 cilindradas e uma viatura 4×4. Já o videomonitoramento é composto por 17 câmeras de 360 graus.
O governador também anunciou a instalação de uma nova delegacia da Polícia Civil e uma brinquedopraça para Barbalha. A delegacia deve ser entregue nos próximos meses e vai aproveitar os policiais civis aprovados no concurso público e convocados recentemente pelo governador.
O deputado federal José Guimarães esteve presente na solenidade. "Além dos investimentos na área de segurança, quero destacar a iniciativa da valorização da festa do pau da Bandeira, que através de um projeto de minha autoria, tornou-se patrimônio imaterial do Brasil", comentou.
Mais investimentos
Além da estátua de Santo Antônio, que vai receber investimento de R$ 2 milhões, o governador Camilo Santana também anunciou a construção de duas areninhas (campos soçaite com toda a infraestrutura de vestiário e alambrado, grama sintética e iluminação). "A primeira delas será construída no bairro das Malvinas no valor de pouco mais de R$ 1,6 milhão. A prefeitura cedeu o terreno e nós vamos construir e entregar. A execução da obra é imediata", explicou Camilo.
O governador também anunciou investimentos do Programa Sinalize, coordenado pelo Detran-CE, que consiste em proporcionar segurança no trânsito com pavimentação asfáltica e sinalização vertical e horizontal das ruas e avenidas da cidade. Serão 40.000m² de pavimentação, cujo início será imediato.