13/03/2018

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Comissão do IFCE Crateús apresenta demandas para Guimarães

Em visita ao campus de Crateús, nesta sexta-feira (9), o deputado federal José Guimarães indicou ações no intuito de consolidar a reestruturação do instituto no município. A reunião contou com a participação de servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, bem como de membros da Câmara de Vereadores e do governo municipal.

Na oportunidade, os gestores do instituto, tendo à frente o servidor técnico-administrativo Iris Sérgio Charry de Magalhães, diretor em exercício do campus, apresentaram como demanda principal a viabilidade de recursos para obras de acessibilidade ao novo bloco de ensino, reforma da piscina, reestruturação do cabeamento de internet e ampliação do refeitório. O orçamento estimado para esse propósito foi calculado em R$ 606.519,25 (seiscentos e seis mil, quinhentos e dezenove reais e vinte e cinco centavos).

Outras demandas foram apresentadas por representantes discentes e demais servidores presentes à reunião. Eles reforçaram a necessidade de melhoria do transporte escolar e a ampliação do acervo da biblioteca. Solicitaram ainda apoio do parlamentar no intuito da celeridade nos processos de implantação da fazenda escola e da rádio universitária do campus.

Por sua vez, o deputado José Guimarães se comprometeu em buscar alternativas para atendê-los. Primeiro, pretende conversar com o reitor do IFCE visando a descentralização de verbas de bancada que foram destinadas para o instituto, a fim de contemplar o campus. Outra alternativa apontada por ele consiste em negociar a liberação de recursos junto ao Ministério da Educação. Por fim, o terceiro mecanismo seria uma emenda parlamentar impositiva junto à Câmara dos Deputados, cujo encaminhamento o parlamentar pretende iniciar em agosto para viabilizar os recursos em 2019.

Nas manifestações da comunidade acadêmica do campus presente à reunião também foi realçada a denúncia quanto às causas da ampliação da precariedade dos serviços públicos na atualidade, cujo teor foi compartilhado pelo deputado: a aprovação do Projeto de Emenda Parlamentar do governo federal que congelou por 20 anos os investimentos públicos no país.

Com informações do  IFCE  – Campus de Crateús