20/10/2017
Compartilhe esta postagem:
Emendas de Guimarães promovem desenvolvimento do ensino superior
“Investir em educação é a maior obra que podemos promover”, a frase é do deputado federal José Guimarães, que destinou R$ 1 milhão em emendas individuais para a Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Federal do Cariri (UFCA). O montante é destinado para promover o desenvolvimento do ensino superior da região.
“Costumo percorrer bastante a região do Cariri e tenho acompanhado a evolução dos jovens e adultos com a chegada da UFCA e com o desenvolvimento da URCA, que é uma instituição estadual. O desenvolvimento da região passa necessariamente pelo investimento que tem sido feito no ensino superior principalmente na época dos governos Lula e Dilma”, comentou Guimarães.
A UFCA
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi criada pela Lei 12826, de 05 de junho de 2013, a partir de um desmembramento da Universidade Federal do Ceará, mantendo entre elas um Termo de Cooperação. Com natureza jurídica de autarquia, a UFCA é vinculada ao Ministério da Educação e está sediada em Juazeiro do Norte.
A universidade é composta por cinco campi. No Campus de Juazeiro do Norte funcionam nove cursos de graduação (Administração, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Design de Produto, Filosofia, Administração Pública, Música, Comunicação Social – Jornalismo) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável. No Campus de Barbalha funciona o curso de graduação em Medicina e, no Campus do Crato, o curso de graduação em Agronomia. No Campus de Brejo Santo, funciona a Licenciatura em Ciências Naturais, espaço que também sedia o Instituto de Formação de Educadores. No Campus de Icó, oferta-se inicialmente o curso de bacharelado em História, bem como é sede do Instituto de Estudos do Semiárido. A UFCA baseia suas ações em quatro pilares: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como objetivo maior promover a inclusão social e o desenvolvimento regional.