31/01/2017
Compartilhe esta postagem:
Secretários de Agricultura discutem medidas de convivência com a seca
Cerca de 310 pessoas, entre secretários de agricultura municipais, prefeitos, técnicos e convidados marcaram presença no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) para o Encontro com Secretários Municipais de Agricultura. O evento aconteceu nesta terça-feira (31)
“Aumentar a parceria entre Estado e prefeituras e preparar um diagnóstico para ações de convivência com a estiagem, aperfeiçoando as políticas públicas da SDA para os agricultores”. Com essa afirmação, o secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira abriu o encontro que reuniu praticamente todos os secretários de agricultura dos 184 municípios cearenses.
Para o secretário Dedé Teixeira, o encontro é uma oportunidade para estreitar e fortalecer as informações em torno dos programas do órgão. “Mais de 90% dos municípios tem vocação para a produção agrícola, seja a cajucultura, a pecuária leiteira bovina ou caprinocultura, por isso, é necessário investimento em equipe, em capacitação e mobilização de pessoal especializado para acompanhar e executar as novas tecnologias que podem melhorar a produção no campo e viabilizar a convivência do produtor com a estiagem. Essa mobilização queremos fazer com os novos prefeitos e secretários”, enfatizou Dedé Teixeira.
Parcerias
De acordo com o coordenador Márcio Peixoto, o setor vem apresentando um bom crescimento nos últimos anos, o que passou de ser uma alternativa para se tornar um setor produtivo central no semiárido cearense. “Para que esses projetos produtivos possam se consolidar, precisamos do apoio dos novos prefeitos e secretários que assumem este ano. Já atendemos com o programa de inseminação artificial, de tanques de resfriamento ou assistência técnica na área da ovinocaprinocultura mais de 20 municípios. Podemos ampliar essa assistência da Ematerce, do Agropolos e dos próprios técnicos da SDA”, explicou Márcio Peixoto, que também destacou o trabalho desenvolvido através do Dia de Campo, onde se aplica técnicas de reserva alimentar animal com a palma forrageira, sorgo, feno e outros.
Em vários municípios cearenses, o trabalho de parceria e troca de informações entre SDA e prefeituras já mostra muitos resultados. A secretária de Agricultura e Pesca do município de Acaraú, por exemplo, explica como isso funciona na região. “O encontro é fundamental para consolidar essa parceira entre Estado e municípios. Só assim fazemos uma gestão mais participativa e de resultados. Espero que isso se amplie sempre. Aqui em Acaraú, por exemplo, já temos esse acompanhamento técnico através do Garantia Safra, do Hora de Plantar e do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos”, disse a secretária.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Agrário