16/11/2016
Compartilhe esta postagem:
Ceará poderá ter refinaria
O Governo do Estado assinou na segunda-feira memorando de entendimento com a Guangdong Zhenrong Energy para que a empresa chinesa realize estudo de implantação de uma refinaria na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A previsão é de investimento é de US$ 4 bilhões, com financiamento chinês.
O empreendimento deverá gerar 10 mil empregos na fase de construção e 8 mil postos permanentes entre diretos e indiretos. A unidade deve produzir 300 mil barris de petróleo ao dia. O empreendimento está incluído no acordo Brasil-China, ratificado no ano passado, ainda no governo da presidente Dilma Rousseff e que contou com uma articulação do deputado federal, José Guimarães.
A cadeia produtiva do petróleo também ganhará. A petroquímica Qingdao Xinyutian Petroquimical, que também integra o projeto, ficará responsável pela produção de derivados advindos do combustível fóssil.
"Devemos parabenizar o governador Camilo Santana pela iniciativa de procurar investimentos para o Estado mesmo em uma época de crise econômica que atinge todo o mundo. Gerar emprego e renda é a melhor maneira de combater a recessão e não com medidas austeras que atingem somente uma parte do povo", comentou o deputado.
Automóveis
O governador Camilo Santana visitou nesta quarta-feira (16), em Fujian, na China, a montadora de veículos Soueast, uma das maiores empresas chinesas do setor. "A estrutura da companhia impressiona. Temos buscado ampliar parcerias comerciais para incrementar a economia do Ceará e gerar mais empregos para os cearenses", citou Camilo Santana.