13/10/2016
Compartilhe esta postagem:
Governador reúne deputados federais para debater seca
O governador Camilo Santana reuniu nesta manhã (14), no Palácio da Abolição, deputados federais que compõem a bancada cearense na Câmara dos Deputados. Entre os assuntos discutidos no encontro, estão as obras prioritárias para minimizar os efeitos da seca no Estado, como o Cinturão das Águas, do Governo do Ceará com recursos federais, e a Transposição do São Francisco, que é de responsabilidade da União.
A bancada cearense solicitará audiências com o presidente Michel Temer, com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e com o Tribunal de Contas da União (TCU) para discutir o tema. “Estamos no quinto ano consecutivo de seca. Precisamos que essas obras sejam colocadas como prioridade absoluta pelo Governo Federal. A bancada cearense terá um papel muito importante para nos ajudar nesse sentido”, citou o governador Camilo Santana.
Para o deputado federal, José Guimarães, a reunião foi bastante positiva pois obras estruturais em andamento no Ceará correm um sério risco de atrasarem. "A PEC aprovada na semana passada foi um duro golpe em obras como o Cinturão das Águas do Ceará e a de Transposição do São Francisco. É preciso que a população pressione os parlamentares que votaram a favor da PEC para mudarem a posição, caso contrário o risco do colapso hídrico aumenta consideravelmente", avaliou.
Saúde
Além da seca, os deputados federais também debateram sobre as emendas de bancada que devem ser destinadas à área da saúde do Estado em 2017. Os parlamentares discutiram, ainda, sobre temas como educação e o fechamento da usina de biodiesel da Petrobras em Quixadá.