21/06/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Camilo defende união para fortalecer políticas de desenvolvimento do Nordeste

O governador do Ceará, Camilo Santana, participou, na manhã desta terça-feira (21), na sede do Banco do Nordeste, do fórum "Nordeste 2030 - Desafios e Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável", promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No encontro, governadores de todos os estados do Nordeste debateram ações sistemáticas para a implantação de políticas públicas a partir de uma visão de longo prazo, competitividade e produtividade da região.

O chefe do Executivo cearense destacou a importância da união entre os estados para o fortalecimento da região. "Quero parabenizar ao TCU por essa iniciativa de diálogo, para discutirmos os rumos da região Nordeste. Há uma disparidade muito grande entre população e PIB, se comparado com outras regiões. O Nordeste representa cerca de 28% da população do país, mas o PIB não é nem a metade desse percentual. Isso é um grande desafio, em meio a uma crise política sem precedentes, uma crise hídrica. Nós temos talvez o maior fórum de governadores do Brasil, já foram realizados vários encontros, para criarmos ações para fortalecer a região, pois sozinhos não vamos conseguir", disse.

O evento contou com a presença dos governadores dos outros oito estados do Nordeste.

Nordeste 2030

A primeira parte do evento teve o tema “Antecipando o Futuro a partir de uma Visão de Longo Prazo” e tratou, entre outros assuntos, do estado inteligente, economia do conhecimento, importância do planejamento de longo prazo em prol de resultados e análise e acompanhamento de riscos.

A “Competitividade e Produtividade da Região Nordeste” foi o tópico seguinte, que abordou a infraestrutura, a educação e a inovação como vias para aumento de produtividade e competitividade. Já o terceiro painel abordou o tema “Reconstruindo a Confiança no Setor Público para a Implantação de Políticas Públicas Prioritárias em prol do Desenvolvimento Sustentável”.

Na segunda parte do evento, foi debatido o tema “Financiamento do Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade Fiscal e Visão Integrada dos Entes Federativos”. Por último, foram apresentados “Desafios e Possíveis Soluções para o Desenvolvimento Sustentável do Nordeste”. Nesse tema, foi debatida a forma com que cada organização, seja pública ou privada, pode atuar na promoção do desenvolvimento sustentável do Nordeste.

Com informações do governo do Estado do Ceará