03/05/2016
Compartilhe esta postagem:
Garantidos os recursos para abertura de hospital em Quixeramobim
“Daqui de Brasília, trago mais uma grande notícia para o nosso Ceará. Após muita luta conseguimos, finalmente, a liberação de recursos pelo Ministério da Saúde que possibilitarão a abertura do Hospital Regional do Sertão Central. Agradeço ao governo federal pela parceria”, anunciou o governador pelo Facebook nesta terça-feira (3/5).
Os recursos foram garantidos em audiência no ministério da Saúde, na semana passada. A reunião teve como interlocutor o deputado federal José Guimarães, líder do governo Dilma na Câmara.
A publicação da portaria garante o repasse extra de R$ 36 milhões ao ano para ser incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidades do Estado do Ceará. Dessa forma, também com aporte de recursos do tesouro do estado, será possível iniciar a prestação de serviços tão sonhada por toda a região.
Garantidos os recursos, o governo estadual inicia o planejamento que definirá o cronograma de instalação de cada serviço para a população. Mais uma conquista do povo cearense.
“Esta é mais uma conquista do nosso governo que irá beneficiar não apenas a minha cidade de Quixeramobim, mas também todos os municípios do Sertão Central, dos sertões de Canindé e adjacências”, comemorou Guimarães.
Sobre o hospital
O Hospital e Maternidade do Sertão Central (HRSC), localizado na Rodovia CE 060, quilômetro 198 (Estrada do Algodão), em Quixeramobim, é o terceiro hospital construído no interior pelo Governo do Estado do Ceará.
Com 269 leitos, o novo hospital da rede pública estadual atenderá a população de 625.641 habitantes dos municípios da Macrorregião de Saúde do Sertão Central, como Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena, Paramoti, Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Senador Pompeu, Solonópole, Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Tauá e Quixeramobim.
Do total de leitos, 209 são de internação geral. O hospital possui ainda 60 leitos de UTI. Destes, 20 para adultos e 10 pediátricos, além de 30 leitos de UTI na neonatologia. São nove salas de cirurgia.