06/04/2016
Compartilhe esta postagem:
Agricultura familiar recebe incentivo para irrigação em cinco territórios
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, em parceria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), desenvolvem o projeto de Formação de Pastagem para Reserva Alimentar e Convivência com o Semi-árido. O objetivo é contribuir para fortalecer a pecuária do Estado do Ceará, tornando-a sustentável, competitiva e rentável, por intermédio da disponibilização de tecnologias para implantação de áreas de reserva alimentar estratégica e de equipamentos para sua produção, transformação e armazenamento.
Para o deputado federal José Guimarães, trata-se de mais uma excelente iniciativa do Governo Camilo Santana para fortalecer a agricultura familiar no Estado. "O governo tem feito grandes esforços em parceria com o governo federal para que os agricultores sintam menos os efeitos de mais um ano de seca",comentou.
Sua abrangência está em cinco territórios do Estado do Ceará (Cariri, Centro Sul, Sertão Central, Vale do Jaguaribe e Sertão do Inhamuns / Crateús), beneficiando 800 famílias em 61 associações de 36 municípios por meio da implantação de 110 sistemas de irrigação, sendo 60 sistemas por aspersão para o plantio de sorgo e 50 sistemas por gotejamento para o plantio de palma forrageira de variedades resistentes a cochonilha do carmin e a aquisição de cinco enfardadeiras, cinco segadeiras, cinco colhedeiras e seis fatiadeiras de palma para da suporte ao armazenamento de forragens como reserva estratégica de alimento para o rebanho.
Trata-se
O projeto colabora para a política governamental de fortalecimento da agricultura familiar com a parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce) e do Instituto Agropolos do Ceará e encontra-se em vigência até dezembro de 2016.