19/02/2016
Compartilhe esta postagem:
Guimarães: “Todos juntos somos fortes contra o mosquito”
“Cada um de nós tem de ser especialista nesse momento. Estamos falando da vida de cada um”. Com a frase, o governador Camilo Santana encorajou centenas de estudantes de escolas públicas a reduzir a incidência dos casos de dengue, zika e febre chikungunya em Fortaleza. A Escola Profissionalizante Leonel de Moura Brizola, no bairro Maraponga, está cumprindo o papel de mobilização e mostrou ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e ao deputado José Guimarães um pouco do conhecimento que estão disseminando.
No Aulão do Dia Nacional de Combate ao Mosquito, hoje pela manhã (19), o estudante Joatan Alvez se divertia no jogo de tabuleiro gigante com dicas de prevenção à proliferação do Aedes aegypti e aprovou a maneira dinâmica como a campanha vem sendo tocada. "Eu mesmo lá em casa tiro água dos baldes, das plantas, falo isso para os meus amigos, meus tios fazerem o mesmo, pois o mosquito é muito perigoso", relatou o jovem que já sentiu na pele os efeitos da dengue.
“É muito importante todos tomarem cuidados básicos para que o mosquito Aedes aegypti não prolifere. Não apenas uma vez por mês, mas toda semana as famílias combaterem em suas próprias casas os locais onde a água esteja parada. Não leva mais de 15 minutos e os efeitos são sentidos ali mesmo onde as pessoas vivem”, orientou o deputado José Guimarães. “Todos juntos somos fortes contra o mosquito”, completa.
“Temos que tratar esse assunto na escola. A dengue, chikungunya e zika têm tudo a ver com Ciência, História, Geografia. Não é no palanque que vamos vencer essa batalha, é preciso estudo, trabalho e ação", alertou o ministro Mercadante. “Somos 60 milhões de estudantes nessa luta e não há melhor estrutura para combater esse desafio do que a educação no país.”