15/02/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Ceará mobiliza população no combate ao Aedes aegypti

O som da sirene foi o sinal para a largada do Dia Nacional de Combate ao Aedes Aegypti no Ceará. Em sincronia com o barulho acionado pela primeira-dama Onélia Leite, no 23º Batalhão de Caçadores, em Fortaleza, 3 mil militares partiram em direção às ruas da capital e do interior com a intenção de orientar e mobilizar a população na luta contra o mosquito responsável pela transmissão do zika vírus, dengue e febre chikungunya.

Ao lado do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do governador Camilo Santana, o líder José Guimarães participou do momento que representa o pontapé para segunda etapa da campanha nacional no Estado. “Este é um momento em que todos devem estar unidos, independente de cor ou ideologia partidária. O que está em questão é saúde do Brasil, um mosquito não pode ser maior que um país”, reforça o parlamentar.

Ao todo, estão sendo distribuídos 3 milhões de panfletos em contato direto com a população com os millitares. Foram considerados prioritários pelo Ministério da Saúde 17 municípios cearenses, mas a ideia é que a mobilização se estenda a todos os 184 municípios. Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Quixadá, Russas, Sobral, Tamboril e Tianguá receberam a visita dos militares no último sábado e outros mais irão receber a campanha nos próximos dias.

 “A gente leva daqui a consciência de que temos que fazer a nossa parte. A coletividade tem que agir inicialmente dentro de sua própria casa, eliminando os focos e garantindo a saúde das nossas famílias”, afirmou o bancário Lindauberto Pereira, que tomou conhecimento da campanha na Praça do Ferreira.

Ao ver a equipe da Secretaria da Saúde do Estado apresentando o ciclo de vida do inseto, a funcionária pública aposentada, Olga Moreira, garantiu que há mais de dez anos toma os devidos cuidados para combater o mosquito. “Sempre faço a minha parte, mas ainda vejo muita gente que joga lixo nas ruas e ameaça a nossa saúde. O poder público tem de cobrar que a população também faça a sua parte para garantir a nossa saúde”, destacou. Imagens e músicas de campanhas educativas também foram apresentadas, para chamar a população a “entrar no clima” do combate ao Aedes aegypti.

“Unidos em defesa do Brasil”

Na solenidade de abertura no 23o Batalhão de Caçadores (23 BC), o governador destacou que a luta contra o Aedes aegypti é uma questão de segurança nacional. Na ocasião, Camilo Santana sancionou a lei aprovada pela Assembleia Legislativa que autoriza o Estado a entrar em imóveis que estejam fechados ou onde haja resistência dos proprietários. “Não adianta o Estado fazer tudo que lhe cabe, se uma residência não fizer a sua parte. Estamos trabalhando para convencer as pessoas da importância de fazer suas ações, mas se não for possível, agora temos o respaldo da lei”, afirmou.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, veio representando a presidenta Dilma Rousseff e destacou que o Estado do Ceará está sendo referência também na prevenção ao mosquito. "Estou vendo o trabalho que está sendo liderado no Ceará pelo governador Camilo Santana, mais um exemplo para o Brasil que deve ser seguido. Estado, municípios e a União já estão unidos. Nossa principal parceira deve ser a população”.

(com informações do Governo do Estado do Ceará)

Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'file_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'object_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'method_cache' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]