23/01/2016
Compartilhe esta postagem:
No dia do aniversário da cidade, Icapuí ganha vários presentes
A esperança de uma nova realidade para os estudantes de Icapuí, localizada a 202 quilômetros de Fortaleza, começou a se concretizar com a assinatura da ordem de serviço das obras da Escola Estadual de Educação Profissional na noite da sexta-feira (22), dia em que o município comemorou 32 anos de emancipação politica. O governador Camilo Santana, a secretária executiva da Educação, Dalila Saldanha; e o prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, e diversas autoridades participaram da solenidade que autorizou à construção do equipamento para estar concluído até o final deste ano.
“É o presente que a cidade de Icapuí merece nesse dia tão importante em que se comemora os 32 anos de emancipação. A escola vai fazer com que esses jovens possam se qualificar aqui, de acordo com as especificidades da região. Os cursos serão voltados para as atividades desenvolvidas na região para que, depois de estudar, o aluno continue vivendo em sua cidade”, ressaltou Camilo.
O governador também anunciou mais duas grandes obras para Icapuí: a construção do muro de contenção do mar nas praias de Redonda e Barreira e a construção de um ginásio poliesportivo em parceria com o Governo Federal.
O deputado federal José Guimarães aproveitou a oportunidade para informar que destinou uma emenda parlamentar para a reforma do estádio municipal. "Todos os equipamentos entregues esta noite em Icapuí têm uma enorme importância social para a população, pois trarão educação e lazer", comentou o líder do governo.
Para o prefeito Jerônimo Reis, todas as obras anunciadas veem de encontro a um anseio antigo da população. “O muro de contenção vai ajudar muito a evitar mais prejuízos para quem vive na beira do mar e a escola vai realizar o sonho de muitos moradores, pais de família que viam seus filhos indo para longe. Icapuí ganhou muito no aniversário de 32 anos”.
A escola terá capacidade para matricular até 540 alunos, em tempo integral. O investimento é de R$ 12 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual. A área construída será formada por 12 salas de aula, auditório, biblioteca e dependências administrativas. Para colocar em prática o que irão aprender em sala de aula, a estrutura oferecerá Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de ginásio poliesportivo e teatro de arena. A obra será supervisionada pelo Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra).
Na escola profissional, o aluno faz a última etapa da educação básica, o Ensino Médio, e um curso técnico. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado.