20/01/2016

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Campanha Todos contra o Mosquito será lançada no Crato

Não faltam motivos para todos cearenses combaterem o Aedes aegypti. O mosquito é responsável não apenas pela transmissão da dengue, como também da febre chikungunya e do vírus Zika. Para as grávidas, o perigo é ainda maior, uma vez que que zika é a responsável pelos 193 casos de microcefalia em bebês no ano passado.

Conforme o último boletim epidemiológico, somente em 2015, 55.588 pessoas foram acometidas pela dengue em 172 municípios cearenses no ano passado e 72 pessoas morreram em decorrência da epidemia. Da Zika não há registro do número de casos, com o primeiro ano de circulação da doença no Estado, com comprovação no laboratório Evandro Chagas tendo ocorrido no ano passado.

Pensando nisso, o Governo do Estado do Ceará lança a campanha Todos Contra o Mosquito no Cariri na próxima sexta-feira (22). Ao lado do governador Camilo Santana e do ministro da Saúde Marcelo Castro, o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara Federal, acompanha a solenidade que acontece no Centro de Eventos do Cariri, na cidade do Crato.

“A participação e envolvimento da população são fundamentais na prevenção e controle dessas epidemias. Consciente do papel dos cearenses nessa luta, o governador lança a campanha ´Todos contra o mosquito´, com inserções em TVs, rádios e cartazes já distribuídos em todo Estado”, comenta o líder.

Outra iniciativa do governo estadual é a criação da Sala Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti, que funciona no Palácio da Abolição e deve incentivar e intensificar a mobilização social. Camilo criou ainda as brigadas contra o mosquito em todos os prédios públicos do governo e, pelo menos uma vez por semana, as brigadas farão a inspeção para evitar e controlar os focos.