15/01/2016
Compartilhe esta postagem:
Castanhão volta a ganhar volume após 10 meses
Com as chuvas registradas nos últimos dias, os cearenses tem mais um motivo para manter a esperança no fim da seca que assola o Estado desde 2012. Segundo dados da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), o Castanhão registrou um aumento de volume de 4,19 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 1.676 piscinas olímpicas.
Esta é a primeira vez que o principal reservatório registra um aumento de volume nos últimos 10 meses. Nos dias 3 e 4 de abril do ano passado foi registrado um acréscimo de 1,42 milhão de metros cúbicos, o suficiente para aumentar o nível do açude em 1 cm.
A esperança vem de que o registro nesta semana foi ainda maior, de 6 cm em apenas um dia, quantidade significativa considerando as dimensões do açude. Ainda assim, a situação hídrica do Estado é preocupante. O volume total aumentou apenas 0,06% e, no momento, o Castanhão tem apenas 10,57% da sua capacidade máxima.
"Com toda a razão de ser, esta é uma notícia que leva a esperança a todo povo cearense, inclusive à população da capital, que depende do Castanhão para o abastecimento da cidade", comenta o deputado José Guimarães.