10/08/2015
Compartilhe esta postagem:
Nova diretoria toma posse e garante compromisso com projeto democrático
Os integrantes da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da CUT-CE que ficarão à frente da entidade até 2019 tomaram posse na noite da última sexta-feira (7/8). A solenidade foi acompanhada por cerca de 500 pessoas, entre sindicalistas, políticos e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil. Metalúrgico de Fortaleza, Wil Pereira foi empossado como novo presidente da CUT-CE para o quadriênio 2015-2019. A Central estadual comemora, ainda, inédita paridade de gênero em sua direção – dos 14 assentos, sete passam a ser ocupados por mulheres. O presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, participou da solenidade.
Em seu discurso após a assinatura da ata de posse, Wil Pereira destacou pontos que julgou fortes na gestão de Joana Almeida à frente da CUT-CE. “Ela colocou em prática e intensificou a interiorização de nossa Central. Trouxe, ainda, os movimentos sociais para caminharem juntos conosco. E ainda coordenou um 1º de Maio histórico em 2015”, apontou Wil, comprometendo-s a continuar o legado da agora ex-presidenta.
Wil Pereira deu ênfase à responsabilidade do movimento sindical para avançar no projeto popular e democrático que segue em curso no Brasil. “Essa não pode ser uma responsabilidade só dos movimentos sociais. Temos de ir às ruas com eles. E já estamos fazendo isso”. O novo dirigente da CUT-CE comprometeu-se também a conduzir a entidade guiado pelos preceitos das gestões anteriores; e garantindo a unidade, a força e a combatividade em defesa absoluta e incessante à classe trabalhadora.
O presidente da CUT Nacional, Vagner Freitas, destacou a condução “com muita dignidade” com Joana Almeida se dispôs à frente da CUT no Ceará. O dirigente apontou ainda a Central Estadual como “uma das mais bem organizadas e comprometidas do Brasil”. Vagner Freitas disse acreditar que Wil Pereira seguirá a mesma linha de compromisso. “Contem conosco para enfrentar essa direita preconceituosa e racista”, finalizou.
Apoio social e político
Em nome dos movimentos sociais presentes, Josivaldo de Oliveira, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Ceará, agradeceu a parceria com a Central estadual. “Sabemos reconhecer isso e queremos perpetuar essa união. Precisamos permanecer juntos para enfrentar o atual momento vivido por este país e a conjuntura que está posta”, disse Josivaldo. Para ele, só a classe trabalhadora é capaz de construir a sociedade igualitária desejada pelos movimentos sociais.
Representando a parceria também com outras centrais sindicais, Luciano Simplício destacou a “atuação de primeira linha da CUT-CE na mobilização das lutas de classe”. Simplício, que preside a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará, desejou sorte e garra no trabalho das duas entidades em defesa da classe e disse considerar Wil Pereira um “amigo de lutas e de guerra”.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães, destacou a importância da CUT para a consolidação da democracia no Brasil. “E neste momento em que estão tentando fazer de tudo para desestabilizar a democracia, a participação da CUT, dos sindicatos e demais movimentos sociais para dizer um sim à democracia é fundamental”. No final do seu discurso, Guimarães saudou a nova diretoria da Central e desejou boa sorte aos dirigentes.
Luís Carlos Lima, presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares no Estado do Ceará (Fetraece), falou em nome das várias federações presentes à solenidade: “Reconhecemos todo o trabalho e desempenho de Joana Almeida e confiamos em Wil Pereira para continuar à frente de uma central combativa e que dialoga muito bem com todas as categorias”. O deputado estadual Moisés Braz (PT), que também já presidiu a Fetraece, reforçou as palavras de Luís Carlos e destacou o papel da CUT-CE e a confiança depositada na entidade.
O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres, disse estar muito feliz com a nova condução de um metalúrgico à Presidência da CUT-CE. “Wil, estou certo de que seu mandato será repleto de luta”, destacou. O deputado federal José Guimarães, vice-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), afirmou que a CUT está fortalecida e que tem “muito orgulho dessa Central”.
Perfil do novo presidente
Natural de Fortaleza-CE, Wil Pereira tem 37 anos e é metalúrgico desde 1997. Ocupou, na gestão anterior da CUT-CE, a Vice-Presidência. Além de ter integrado a executiva da Central estadual, ele foi um dos membros da executiva da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). O novo presidente foi aclamado por 528 delegados e delegadas durante o 13º Congresso Estadual da CUT-CE (CECUT), realizado em Beberibe, em junho último, com a presença de membros da direção nacional da entidade. Wil Pereira comanda, ainda, o Sindicato dos Metalúrgicos do Ceará (Sindmetal).
A CUT-CE
Com 32 anos de história, a CUT-CE é uma organização sindical brasileira de massas, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora. No Brasil, a CUT-CE é a terceira maior CUT Estadual, com 711.227 trabalhadores, distribuídos em quase 300 sindicatos. Nacionalmente, a CUT está presente em todos os ramos de atividade econômica e já se consolidou como a maior central sindical do Brasil e da América Latina, além de ser a 5ª maior do mundo. Ao todo, são 3.806 entidades filiadas, quase 8 milhões de trabalhadoras e trabalhadores associados e 24 milhões de trabalhadores e trabalhadoras na base.
(com informações da Assessoria de Comunicação da CUT Ceará)