07/08/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Estado do Ceará conquista mais sete adutoras

O Estado do Ceará será beneficiado com mais sete sistemas adutores distribuídos nas regiões mais secas de seu próprio território. Segundo a edição do Diário Oficial da União (DOU) de ontem (6), foram autorizadas a construção das adutoras emergenciais General Sampaio – Caridade, Manoel Balbino – Caririaçu, Flor do Campo, Jenipapeiro – Alcântaras, Arneiroz II - Tauá e ETA Maranguape. A estimativa de investimento ultrapassa a marca dos R$ 60 milhões.

Os recursos para construção das adutoras emergenciais são oriundos do Orçamento Geral da União, com complementação financeira via o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e irão beneficiar a população de 11 municípios cearenses. São eles: Caridade, Canindé, Tauá, Irauçuba, Quiterianópolis, Potiretama, Crateús, Nova Russas, Caririaçu, Alcântaras e Maranguape.

As novas adutoras foram o motivo de reunião do governador no começo deste ano com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O projeto de adutoras de montagem rápida foi concebido com a utilização de tubos fabricados em aço corten, material que tem em sua composição elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Os tubos contam com sistema de engate rápido e junta travável, que permite a montagem de canalizações auto-ancoradas na superfície do terreno, dispensando a abertura de valas.

Estas especificações possibilitam maior agilidade na montagem dos tubos, bem como redução nos custos com transporte e estocagem. Nas operações realizadas pela Cogerh estão sendo utilizados tubos com dimensões que variam de 200 a 500mm. Com a adoção dessa tecnologia é possível montar em média 1000 metros de tubos por dia.
 
O Estado já executou 224km de adutoras de montagem rápida nas fases I e II de execução. Ao todo já foram investidos R$47,9 milhões com a finalidade de garantir segurança no abastecimento hídricos de 19 municípios cearenses.