22/07/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães visita Banco Palmas e assume compromisso com economia solidária

O apoio às iniciativas em economia solidária farão parte das articulações do deputado federal José Guimarães (PT-CE) num eventual mandato na Câmara Federal. Além de fortalecer a ligação do Banco Palmas com os governos federal e estadual, o parlamentar se prontificou em mediar o diálogo entre o banco popular, o Banco Central e bancos públicos, como o BNDES, Banco do Brasil e Caixa Econômica.

O compromisso foi assumido nesta terça-feira (22) durante visita ao Banco Palmas, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, junto à deputada estadual Rachel Marques (PT-CE). Durante o encontro, Guimarães relatou a origem da trajetória política no bairro, no final da década de 80, e a ligação com o coordenador geral do banco, Joaquim de Melo.

“Este é um reencontro não apenas entre eu e o Joaquim, mas o encontro de sonhos e projetos que iremos começar a traçar a partir de hoje”, declarou Guimarães.

“Quando começamos aqui tínhamos uma sala menor que essa e apenas 2 mil reais em caixa”, relata Joaquim sobre a origem do banco, em 1997. Em 2003, até por desconhecer iniciativas em economia solidária, o Banco Central chegou a processar a entidade do bairro por falsificaçãode moeda, a Palma. “Foi o depoimento do delegado aqui do bairro que encerrou o caso e nos tornou referência para todo o Brasil”, disse.

Hoje, o Banco Palmas oferece linhas de crédito popular até o valor de R$ 1.000,00 para comunidade, sendo que, nos casos que excedem o valor máximo, o empréstimo é submetido à avaliação da coordenação do banco. Os quase 8000 clientes da instituição são micro e pequenos empresários do bairro, além de beneficiários do Bolsa Família.

“Avançamos muito nos últimos 17 anos, mas obviamente se não se cuida a coisa se retari e você acaba andando para trás. E é para darmos saltos significativas em direção ao futuro que estamos estabelecendo hoje essa parceria”, conclui o coordenador geral.