17/06/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Fortaleza recebe primeiro jogo da seleção numa capital do Nordeste

No dia em que a Seleção Brasileira estreia numa capital do Nordeste, Fortaleza já amanheceu mais colorida e também mais multicultural. Na partida de logo mais, às 16h, não apenas os mexicanos vão colorir as ruas da capital cearense e a Arena Castelão, mas também uruguaios e costariquenhos. Os turistas estrangeiros já são amplamente notados pela população local e dão o toque final ao clima de Copa do Mundo nas cidades-sede espalhadas por todo Brasil.

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), que acompanha logo mais a partida da Seleção no estádio, ao lado do ministro Aldo Rebelo, comentou a mudança nos ares de Fortaleza. “ A cidade está completamente tomada pelo clima de Copa do Mundo. A Copa das Copas derrotou os pessimistas e a oposição. Fortaleza hoje é o símbolo desta mudança no clima do País. A Copa já deu certo e Fortaleza é a imagem da derrota de quem apostou no caos, quebraram a cara”, disse.

No desembarque do time Canarinho, no domingo passado (16), uma multidão foi às ruas e muitos outros acompanham o dia à dia dos jogadores no hotel Marina Park. Quem viu o ônibus da Seleção passar saiu dos carros e acabou causando pequenos engarrafamentos. Nas avenidas Leste-Oeste e Aguanambi e no Castelão milhares de pessoas aguardam a chance de acenar para os jogadores, ou, quem sabe, conquistar a atenção de um dos craques do time.

Esta será a segunda vez que Brasil e México se encontram em Fortaleza e a terceira vez numa Copa do Mundo. No ano passado, no Grupo A da Copa das Confederações, o resultado da partida foi 2 x 0 para o time brasileiro, com gols de Neymar e Jô. Caso o solo cearense volte a dar sorte, a Seleção praticamente garante uma vaga para próxima fase da Copa do Mundo.

RETROSPECTO

Se depender do retrospecto, será uma partida fácil e mais calma do que a estréia da seleção contra a Croácia. Brasil e México já se enfrentaram 38 vezes em toda história do futebol e o time Canarinho venceu as 3 partidas que teve contra os mexicanos numa Copa do Mundo. O saldo total é de 22 vitórias brasileiras (58%), 6 empates (16%) e 10 derrotas (26%).

A Seleção Canarinho está perto de dobrar o número de gols contra o México. O Brasil já marcou 71 gols e sofreu apenas 36. A média de gols por partida a favor do Brasil é de 1,87 e a de gols contra o gol é 0,95.

INVESTIMENTOS

A calorosa cidade nordestina recebeu investimentos do governo federal para obras do terminal de passageiro do Porto de Fortaleza, ampliação do aeroporto internacional e melhorias nas principais vias de ligação ao estádio.

Foram aplicados 205 milhões de reais do PAC da Copa na nova estação de passageiros, que tem capacidade para receber até 4,5 mil turistas por turno.

A Arena Castelão recebeu 518,6 bilhões de reais para reforma e ampliação, por meio de uma Parceria Público Privada, com recursos do BNDES.

O legado deixado pela Copa para a mobilidade urbana da capital cearense abrange investimentos em vias expressas, túneis, viadutos e no transporte público.

Foi orçado um total de 232,6 milhões de reais para a ampliação e modernização do chamado “Corredor da Copa”, que abrange três túneis e três viadutos, entre outras obras.

(Imagem: Agência Brasil)