20/05/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães e Paim acompanham o lançamento dos resultados do PAIC

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) acompanhou o ministro da Educação, José Henrique Paim, no lançamento dos resultados do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) no Ceará na manhã desta terça-feira (20). Os números do governo federal representam que 81,6% das crianças estão alfabetizadas ao final do 2o ano, contra 39,8% em 2007. 

Com o resultado, o Estado saiu de 17o entre os estados do Norte e Nordeste, em 2007, para 1o lugar em 2011. “O Ceará é campeão. Por isso, o PNAIC (Programa Nacional Alfabetização na Idade Certa) é um programa inspirado no PAIC e, agora, o Brasil está dando o passo que esse Estado deu em 2007”, declarou o ministro na solenidade no Centro de Eventos do Ceará. 

Quando a avaliação leva em conta o resultado das disciplinas de Português e Matemática das crianças de 3o, 4o e 5o ano (PAIC +5), os números do governo federal demonstram que o Ceará aumentou a proeficiência nas duas disciplinas de 167.8 para 200.9 e 169.5 para 210.6, entre 2008 e 2013, respectivamente. Os resultados demonstram que o percentual de alunos das redes municipais no nível adequado para Língua Portuguesa subiu de 6,8% para 31,1%. Em Matemática, era de 3,5% e passou para 20,5%. 

“A nossa população e os profissionais da área de Educação tem muito a comemorar. Os números demonstram que quando é fornecido o incentivo necessário, as nossas crianças e jovens são capazes de aprender mais com a ajuda de professores e coordenadores competentes e comprometidos com a melhoria da Educação do País”, declarou Guimarães. 

Durante a solenidade também foram premiadas as escolas que obtiveram os melhores resultados na alfabetização das crianças do 2o ano e 5o ano. A premiação foi destinada às 150 escolas públicas que obtiveram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa) e o Índice de Desempenho Escolar 5º ano (IDE 5), dentre outros critérios. 

ESCOLA NOTA 10 

Em 2008, somente 148 escolas atingiram IDE-ALFA igual ou superior a 8,5 pontos. Em 2013, o número de escolas elegíveis ficou em 321. Desse número, as 150 melhores classificadas receberam o prêmio. As escolas premiadas receberão o prêmio em dinheiro equivalente a R$ 2.000,00 por aluno avaliado por meio do Spaece, enquanto as apoiadas ganharão R$ 1.000,00. 

Também na ocasião foi assinado o Termo de Repactuação entre o Governo do Estado, por meio da Seduc, e entidades parceiras do PAIC e PAIC +5. Entre as entidades que firmaram o compromisso estão a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef); União dos Dirigentes Municipais de Educação do Ceará, além da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). 

“Mais uma vez estamos dando um exemplo. E agora as meta é com que 87% dos jovens que se inscrevem para o curso de Medicina no Enem sejam oriundos das escolas públicas, é esse o objetivo que temos que ter. Sabemos que esse é um grande desafio e a caminhada para isso será longa, mais estamos hoje dando os primeiros passos”, finalizou o governador Cid Gomes. 

PRESENÇAS

Prestigiaram a solenidade o vice-governador, Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque; os secretários e gestores estaduais Danilo Serpa (Gabinete do Governador), Paulo Mamede (Cultura); Silvia Correia (Controladora Geral), Socorro França (Assessora Especial de Políticas sobre Drogas), a ex-secretária estadual da Educação, Izolda Cela; os deputados estaduais Dedé Teixeira, Camilo Santana, Rachel Marques, Ivo Gomes, Mauro Filho, Sineval Roque, Wellington Landin e Osmar Baquit. Além destes, estiveram presentes os deputados federais Arthur Bruno e José Guimarães; o presidente do PT Ceará, De Assis Diniz, e o vice-presidente da Fetraece, Moisés Brás Ricardo.