14/05/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


José Guimarães: Prefeitos petistas foram eleitos para fazerem a diferença

Pefeitos petistas de todas as regiões do País se reuniram na noite de ontem (12), na sede nacional do partido em Brasília (DF). O objetivo do encontro foi trocar experiências e ouvir das lideranças nacionais as estratégias políticas e econômicas para este ano, além de debater o papel das gestões municipais nas eleições presidenciais.

O presidente do partido, Rui Falcão, destacou a importância dos prefeitos para a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Ele lembrou que os ataques sofridos pelo partido nas grandes cidades chegam aos pequenos municípios. Entretanto, as benfeitorias produzidas pelo governo também alcançam essas comunidades. Por isso, argumento que é necessário enfrentar o debate ideológico e mostrar os avanços do PT. “Vamos fazer uma disputa de projetos e não por nomes como a oposição tenta colocar”,  completou.

Falcão falou, ainda, da necessidade da organização de comitês municipais interligados com o projeto nacional para acelerar as respostas estratégicas do partido. Para o secretário-Geral do PT, deputado Geraldo Magela (DF), o diálogo com prefeitos e prefeitas é fundamental para a integração partidária. “Estamos, na verdade, concorrendo contra nossa maior virtude que é a de melhorar a vida dos brasileiros. Nós fizemos o País avançar e com isso aumentamos o nível de exigência da população. Hoje, por exemplo, se fala em aumento de salário, quando em outros governos as pessoas precisavam era de emprego”, lembrou o secretário.

Reforma – Um dos pontos altos da reunião foi o debate sobre a importância dos municípios para a campanha em favor da Reforma Política, proposta pelo PT. Internamente o assunto está sob coordenação da vice-presidente do partido, Gleide Andrade. “Precisamos do apoio de cada gestor na coleta de assinaturas para uma formulação de nova política para o Brasil, mais inclusiva e democrática” falou Andrade.

Selma Rocha, diretora da Escola Nacional de Formação, apresentou o conteúdo do curso para prefeitos e prefeitas, já realizado pela Escola em 17 estados. “Prefeitos e prefeitas são os representantes do projeto nacional do PT nos municípios, e o curso contribuiu para fortalecer a ação dos nossos gestores e o Modo Petista de Governar”. A Escola está organizando um banco de políticas públicas com as experiências das prefeituras petistas, e o contato é feito pelo e-mailprefeituras@fpabramo.org.br.

Nesta terça-feira (13), será feita a abertura oficial da VXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios e a expectativa é de que mais de 4.500 gestores públicos compareçam. O deputado federal José Guimarães (PT-CE), que também é vice-presidente do partido, citou o Modo Petista de Governar como um ponto a ser ressaltado durante a marcha. “Os nossos prefeitos não foram eleitos para fazer um governo igual aos outros, temos que ir além do arroz com feijão, temos que inovar nossa gestão, ampliar a participação social e melhorar a vida do povo” disse Guimarães.

Já o secretário Nacional de Assuntos Institucionais do PT, Reginaldo Lopes, ficou satisfeito com o debate. Para ele, ouvir a versão dos gestores sobre os 12 anos de governo do PT e seus impacto nos municípios é importante para  conhecer as dificuldades de cada parte do País. “A partir disso, é possível criar soluções regionalizadas para as demandas de todo o Brasil”.

Fonte: Agência PT de Notícias