07/05/2014
Compartilhe esta postagem:
Pesquisa Ibope: 61% dos cearenses votariam no candidato do Lula
O ex-presidente Lula será o principal cabo eleitoral nas próximas eleições no Ceará, aponta a pesquisa Ibobe/ Editora Verdes Mares divulgada nesta quarta-feira (7). O levantamento demonstra que o apoio do ex-presidente "influenciaria muito" o voto de 48% do eleitorado do Estado e 13% dos entrevistados disseriam que o apoio de Lula "influenciaria um pouco" na hora do voto.
Aqueles que não votariam no candidato da principal liderança petista somam 13%, com 4% dos entrevistados afirmando que a presença de Lula no palanque "diminuiria um pouco" a intenção de voto e 7% declarando "diminuiria muito". 25% declaram que o apoio do ex-presidente não alteraria o próprio voto.
A influência positiva do apoio do ex-presidente é maior entre aqueles que recebem até dois salários mínimos (64%) e nas Regiões Metropolitana de Fortaleza (69%) e Noroeste do Estado (71%). Em Fortaleza, o apoio de Lula definiria o voto de 32% e influenciaria o sufrágio de 13%. A capital cearense concentra 26,035% do eleitorado do Ceará com um total de 1.612.155 eleitores.
A pesquisa Ibope contratada pela Editora Verdes Mares entrevistou 1008 eleitores entre 27 e e 30 de abril em seis regiões do Estado. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00100/2014 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número CE-00005/2014.
Cenário local
Com a declaração de Lula, na semana passada, de que irá participar ativamente da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff e onde houver candidatura petista cresce a expectativa entre os partidos aliados. A presença do ex-presidente na campanha eleitoral foi condicionada pelo diretório estadual do PT ao apoio à prioridade da reeleição de Dilma e postulação de José Guimarães (PT-CE) ao Senado Federal.
A presença de Lula nos materias de campanha e no programa eleitoral está condicionada pelo TSE ao apoio do Partido dos Trabalhadores.