06/05/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


PT define vice-presidente da Câmara nesta tarde (6)

A bancada do PT na Câmara se reúne na tarde desta terça-feira (6) para decidir o nome que irá apoiar para a vice-presidência da Casa. O cargo ficou vago com a renúncia do deputado federal André Vargas (sem partido-PR), alvo de denúncias de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. 

A eleição para a vice-presidência está marcada para ocorrer nesta quarta-feira (7) no plenário da Câmara. Os cargos na Mesa Diretora da Casa são distribuídos às legendas proporcionalmente ao tamanho das bancadas. O PT, partido com mais deputados, tem direito à presidência, mas, por um acordo com o PMDB, segunda maior bancada, ocupa atualmente a vice. Pelo acordo, o PT ficou com a presidência nos dois primeiros anos da atual legislatura e o PMDB, nos dois últimos.

Entre os cotados para o posto estão o ex-ministro de Relações Institucionais Luiz Sérgio (RJ) o deputado Paulo Teixeira (SP) e o deputado federal José Guimarães (CE). À imprensa, o parlamentar cearense admitiu a possibilidade de assumir a posição em função da "unidade da bancada". Guimarães é pré-candidato ao Senado Federal pelo PT no Estado do Ceará.

Segundo o líder do PT, deputado Vicentinho (SP), a bancada vai tentar entrar em consenso para que apenas um parlamentar do partido registre candidatura. Se houver divergência, os deputados votarão, na própria reunião desta terça. "No plenário vai ter um candidato apoiado pela bancada", ressaltou Vicentinho.

Entre as funções do vice-presidente está a de presidir as sessões da Câmara e definir a pauta de votações do plenário na ausência do presidente. Também cabe ao vice presidir o Congresso Nacional, na ausência do presidente do Senado.

(com informações das agências)