15/04/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães descarta trocar Senado pela vice-presidência da Câmara

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT-CE) descartou nesta terça-feira (15) trocar a candidatura ao Senado pela vice-presidência da Câmara Federal. Ele é cotado para assumir o cargo com a renúncia do deputado André Vargas (PT-PR). A decisão final, prevista para acontecer após o feriado da Páscoa, poderá ser antecipada e o nome do próximo vice-presidente tem grandes chances de ser divulgado nos próximos dias.

A indicação de Guimarães para função foi lançado durante da Comissão Executiva Nacional do PT na semana passada. Segundo informou, a proposta levou em conta o desempenho à frente da liderança da bancada do PT na Câmara Federal, em 2013, e foi chancelado pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Ricardo Berzoini. A desistitência da candidatura na chapa majoritária não foi apresentada como condição sino quan non para assumir a função na Casa.

No final de março, 400 delegados do PT cearense aprovaram o nome de Guimarães para disputar a vaga de senador nas próximas eleições. Além da prioridade de reeleger a presidente Dilma Rousseff, o partido encaminhou um indicativo de esforço concentrado para manutenção da aliança com o Pros, do governador Cid Gomes, e do PMDB, do senador Eunício Oliveira. A manutenção da aliança nacional leva em consideração o fortalecimento da presidente no Ceará.

"Vamos trabalhar para manter a aliança no Estado. Não é uma questão simples, vejam que o Pros tem suas pré-candidaturas [a governador, o PMDB tem a sua, e quem está mais acavaleirado e tem mais perspectiva de contribuir com aliança é o PT", argumenta o pré-candidato ao senado.

Sobre a possibilidade de desistir de disputar vaga na chapa majoritária, Guimarães argumenta que a possibilidade precisaria ser costurada pelo ex-presidente Lula. "Mas ele está tão empolgado com a resolução do nosso encontro, que eu acho pouco provável ele tomar ”, avaliou o deputado federal afirmando que está focado na disputa estadual.

Caravana do PT

Na manhã do próximo dia 26, Guimarães e o presidente do PT Ceará, De Assis Diniz, iniciam uma maratona de eventos em todas regiões do Estado. As Caravanas do PT, como devem ser chamadas, trazem como objetivo fortalecer o nome do parlamentar cearense na preferência do eleitorado e a elaboração de propostas que deverão ser incluídas num plano de governo. Os restultados excitosos dos governos Lula e Dilma e a conjuntura nacional e estadual completam a lista de assuntos a serem debatidos junto à população.

A primeira Caravana do PT deste ano acontece em Tabuleiro do Norte.