07/04/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Revolução social do Nordeste é destaque em jornal britânico

O crescimento da classe média e a melhoria nas condições de vida de parcelas da população historicamente menos favorecidas do Nordeste têm despertado o interesse de vários veículos de comunicação estrangeiras. Na última quinta-feira (27), o jornal britânico Financial Times publicou matéria de quatro páginas sobre a evolução da economia e as possibilidades de negócios na região Nordeste do Brasil.

Para o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE), e para o deputado Afonso Florence (PT-BA), a região é o exemplo do sucesso das políticas de desenvolvimento econômico e social implementados no País, principalmente em regiões mais carentes, pelos governos petistas de Lula e Dilma.

"O Nordeste agora é um porto seguro para os investimentos nacionais e estrangeiros privados, graças às ações do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma, que adotaram um conjunto de ações de fomento ao crédito, de transferência de renda, e de obras de infraestrutura - como as do PAC-, que permitiram a geração de centenas de milhares de empregos e o fortalecimento da renda na região", destacou Guimarães.

Ao destacar que o crescimento econômico e social da região "não ocorreu por acaso", Florence afirmou que o apoio dos bancos públicos também foi fundamental para o desenvolvimento da região. "A oferta de crédito, e o financiamento de empreendimentos pelos bancos oficiais, como o Banco do Brasil, Caixa, Banco do Nordeste e BNDES, foram essenciais para o crescimento do setor produtivo do Nordeste", apontou.

Na avaliação de José Guimarães, "o Nordeste deixou para trás a imagem de região pobre, e a pecha de exportador de mão de obra não qualificada para outras regiões do País", ressaltou. Mas o grande desafio agora, segundo Afonso Florence, é manter a política de desenvolvimento para a região. " Temos que manter o desenvolvimento para atrair cada vez mais investimentos e gerar emprego e renda", defendeu.

Financial- Na reportagem da revista Financial Times, o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente do Ipea, Marcelo Neri , confirmou o avanço experimentado pela região. "Seus indicadores sociais ainda são os menores, mas o Nordeste melhorou muito mais (que as outras regiões)", disse o ministro.

Recentemente Marcelo Neri também concedeu entrevistas sobre o tema ao jornal português Expresso – um dos mais influentes do país –, a rede de TV France 2 – principal canal de TV pública do país – e para a revista francesa Valeurs Actuelles para falar das melhorias na região.

Nesta semana, Neri participou, no Panamá, da sessão Middle Class Matters, transmitida ao vivo pelo canal norte-americano CNN. A relevância do tema também rendeu apresentações do ministro no último Fórum Econômico Mundial, em Davos – ao lado do ex-presidente mexicano Ernesto Zedillo, de Laura Tyson, ex-chefe da assessoria econômica da Presidência dos EUA, e de ministros sul-africanos – e no Fórum Acadêmico dos BRICS, realizado em março, no Rio de Janeiro.

Fonte: PT na Câmara / Imagem: Gustavo Bezerra/Salu Parentes/PTNACÂMARA