19/03/2014
Compartilhe esta postagem:
PAC Máquinas: Dilma entrega 172 equipamentos agrícolas a municípios cearenses
A presidente Dilma Rousseff entregou na manhã desta quarta-feira (19), Dia de São José, Padroeiro do Estado do Ceará, 172 equipamentos agrícolas a 141 municípios cearenses. A entrega de 2 motoniveladoras, 41 caminhões caçamba, 59 caminhões pipa e 70 pás carregadeiras pelo programa PAC Máquinas ocorreu no Parque de Exposição César Cals, em Fortaleza (CE), e contou a presença do deputado José Guimarães (CE), além do governador Cid Gomes, de parlamentares aliados e dos prefeitos dos municípios beneficiados.
O investimento na compra das máquinas foi de R$ 49,9 milhões, beneficiando 194,3 mil agricultores familiares e uma população rural de 1,3 milhão de pessoas. Com esta entrega, o Ceará já contabiliza 824 máquinas recebidas, sendo 181 retroescavadeiras, 181 motoniveladoras, 181 caminhões caçamba, 179 caminhões pipa e 102 pás carregadeiras, restando entregar 77 equipamentos até maio deste ano. A última entrega, segundo Dilma, é responsabilidade das empresas que alegaram sobrecapadidade na produção de algumas fábricas.
Em seu discurso, Dilma destacou que aquisição dos cinco equipamentos pelo PAC máquinas atende a necessidade de mobilidade urbana nos municípios com até 50 mil habitantes, e dá autonomia às gestões municipais na realização de pequenas obras, como construção de pequenas barragens e melhorias nas estradas vicinais. "Ou seja, a partir de agora a máquina é do prefeito ou da prefeita, e ela vai usar essa máquina dentro dos princípios e da legalidade vigente, mas de acordo com seus programas, com as suas necessidades", declarou a presidente.
Na avaliação do deputado Guimarães, a entrega dos equipamentos representa "um marco histórico na contribuição do governo federal para estruturar os municípios cearenses na convivência com o semiárido". "Além da entrega dos equipamentos, a presidente Dilma disponibiliza a capacitação dos funcionários municipais que irão operar as máquinas e um certificado de garantia que dá conta das pequenas avarias, e isso é menos dinheiro público gasto em oficinas e locadoras de máquinas, por exemplo, e mais investimento assegurado para áreas que realmente fazem diferença para população", disse.