17/03/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Guimarães defende "requalificação" do debate no Congresso Nacional

O deputado José Guimarães (PT-CE) ocupou a Tribuna da Câmara nesta segunda-feira (17) para ressaltar o sucesso do Governo Dilma Rousseff na condução do país. “Nunca o Brasil viveu momento tão bom, em todas as áreas somos vitoriosos”, disse. Guimarães lembrou que 2014 “é um ano em  que nós, do governo da presidenta Dilma, temos uma enorme responsabilidade na condução daqueles programas e projetos que devem e estão programados para serem entregues neste ano”.

José Guimarães rebateu o que chamou de “críticas descabidas” ao governo Dilma “com qualquer  outro objetivo que não o de debater as divergências em nível elevado”.  “Podemos até fazer qualquer disputa política em 2014 — é natural que os candidatos se  lancem, que a disputa seja feita, muitas vezes, não no terreno do debate, mas resvalando para outros caminhos —, mas deveriam reconhecer, os opositores do nosso projeto, o sucesso com que a presidenta Dilma vem conduzindo as políticas econômicas e sociais do nosso País”, afirmou Guimarães.

Ainda de acordo com José Guimarães, o Brasil, a despeito dos chamados países emergentes, vive quase o pleno emprego. “Estamos vendo  a recuperação da indústria e, portanto, isso terá forte impacto no crescimento do nosso País. As obras da transposição do São Francisco, a maior obra hídrica do nosso País foram retomadas, mas ninguém veio a essa tribuna para reconhecer o sucesso das obras que estão sendo inauguradas e pré-agendadas, que antecedem a Copa das Copas”, disse.

Além disso, enfatizou José Guimarães, “fizemos o Regime Diferenciado de Contratação (RDC) e, para o meu espanto, ainda chegam  as vozes daqueles que governaram o Brasil e não souberam conduzi-lo de maneira exitosa. Não tem um centavo do governo federal no financiamento das obras dos estádios nas doze cidades que vão sediar os jogos  da Copa. Ou é investimento privado ou é recurso de governos locais. Não tem um centavo para as obras dos estádios, recursos do Orçamento Geral da União”, explicou.

O deputado José Guimarães defendeu o que chamou de “requalificação” do debate com os partidos de oposição. “Precisamos, num momento como esse, discutir com o País, requalificar o debate com a oposição, chamar  a oposição à responsabilidade, porque ela já governou o Brasil. Ela quebrou o Brasil, ela quis privatizar a Petrobras e precisamos dialogar com ela para fazermos um balanço dos oito anos de um governo e, de outro, para mostrar o que fizemos nesses 11 anos de Governo Lula e Dilma”.

Ele defendeu ainda o diálogo com os partidos da base. “Temos que fazer um esforço neste momento para  sentar e dialogar, porque o melhor caminho para recompor as pontes aqui nesta Casa é o diálogo. Temos que construir o entendimento porque ele é o melhor caminho”.

“Estamos convencidos de que o projeto comandado e capitaneado pela Presidenta Dilma é o projeto que vai fazer mais e melhor para fazer com que o nosso País se transforme em uma Nação próspera e cada vez mais desenvolvida e que ocupe um lugar de destaque no mundo”, ressaltou o deputado José Guimarães.

Fonte: PT NA CÂMARA