28/02/2014
Compartilhe esta postagem:
No Ceará, Dilma anunciará recursos para construção de adutoras emergenciais
Na visita que fará ao Ceará no começo de abril, a presidente Dilma Rousseff deve anunciar "um volume de recursos recorde para construção das adutoras emergenciais" no Estado, informou o deputado José Guimarães (CE). A ação integra o grupo de ações de combate aos efeitos da seca que já dura três anos e ameaça onze municípios cearenses de sofrerem um colapso no abastecimento d´água.
Há quase duas semanas, o governador Cid Gomes apresentou o plano de construção das adutoras de montagem rápida para ministra do Planejamento, Miriam Belchior. As previsão do governo estadual é que seja necessário um investimento de pelo menos R$154 milhões para construção de 406.276 m de adutoras para Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape.
“O grande problema é que tendo 30% da capacidade de acumulação em açudes públicos, e essa distribuição não é igual em todo Ceará, tem regiões que estão com 40% das reservas e tem região que está com menos de 5%, como é o caso da Região do Sertão de Crateús e do Alto Jaguaribe", descreveu o governador.
As novas adutoras utilizam aço cortén e uma tecnologia de engate rápido que permite que cada equipe monte 300 metros em um único dia. A mesma tecnologia foi utilizada pelo exército americano durante a ocupação do Iraque e necessitará ser importada.