25/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Partido dos Trabalhadores não deverá ficar de fora da chapa majoritária no Ceará

Com o peso político de quatro deputados federais, cinco deputados estaduais e 29 prefeitos, o Partido dos Trabalhadores não deverá abrir mão de disputar uma vaga na chapa majoritária no Estado do Ceará. "Um partido do tamanho do nosso não poderá ficar ausente da chapa majoritária, e é claro que no momento certo iremos discutir qual será o papel do PT nas eleições no Estado do Ceará", declarou o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE).

Com o lançamento do "Manifesto de Apoio à Candidatura a Governador de Partido Aliado", na última sexta-feira (21), cresce a adesão à proposta de que seja mantida a aliança com o governador Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira (PMDB). 85% dos membros do diretório estadual, além de três dos quatro deputados federais, quatro dos cinco deputados estaduais, 28 dos 29 prefeitos e 16 os 18 vice-prefeitos já declararam apoio ao manifesto que avalia como prioritária o aumento da participação do PT no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.

"A continuidade da aliança que inauguramos em 2006 no Ceará, com PT, PMDB e o grupo político do governador Cid Gomes (PROS), bem como os demais partidos da base aliada, é um dos objetivos centrais da tática eleitoral do PT no Estado, em total sintonia com a tática nacional", afirma a ala majoritária do partido atavés do manifesto.

Encontro de Tática

O próximo passo na definição de qual será o papel do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores na disputa eleitoral deste ano será o Encontro de Tática Eleitoral, marcado para 29 de março, conforme calendário divulgado previamente pelo PT Ceará. Caso seja aprovada a tese da manutenção da aliança, caberá à Executiva Estadual do PT participar da definição do nome junto aos aliados no Estado e decidir a participação do PT na aliança.

"Como vice-presidente nacional, apresentei à Executiva Nacional do PT uma sugestão que conta com amplo apoio que é: apresentarmos, no Nordeste, candidaturas competitivas a governador nos estados do Piauí e da Bahia, e, nos demais estados, senadores e deputados federais e estaduais", destacou o deputado José Guimarães durante o lançamento do manifesto.

Atualmente, a região conta com quatro senadores petistas e teria chances de eleger pelo menos mais quatro nos estados de Sergipe (Eliane Aquino, viúva do ex-governador Marcelo Déda), Pernambuco (João Paulo Lima, ex-prefeito de Recife e atualmente deputado federal), Rio Grande do Norte (Fátima Bezerra, deputada federal) e Ceará.

Clique aqui para escutar a declaração do deputado José Guimarães.