24/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Reeleição da presidente Dilma Rousseff é prioridade para 2014, afirma Guimarães

Vice-presidente do PT quer garantir margem de 2 milhões de votos para Dilma no Estado do CearáA manutenção da aliança, iniciada em 2006, que reelegeu o presidente Lula e elegeu a primeira mulher Presidente da República é fundamental para continuidade do projeto político que está fazendo o Brasil crescer com justiça social, afirmou o vice-presidente nacional do PT, deputado José Guimarães (CE). Em entrevista, Guimarães comentou o lançamento do "Manifesto de Apoio à Candidatura a Governador de Partido Aliado" e as pretensões eleitorais da legenda no Estado.

Na última sexta-feira (21), 85% dos membros da executiva do PT Ceará, apoiados por oito deputados federais e estaduais petistas, além de 28 prefeitos, 16 vice-prefeitos e 153 vereadores, lançaram o manifesto de apoio à manutenção da aliança com o grupo do governador Cid Gomes (Pros) e o senador Eunício Oliveira (PMDB). O documento atende o que está disposto no artigo 155 do Estatudo do Partido dos Trabalhadores e reforça as pretensões do PT estadual em disputar uma vaga de Senador da República.

"Acreditamos que a disputa eleitoral de 2014 deve ser presidida pelo interesse maior do PT de assegurar a reeleição da Presidente Dilma Rousseff e a continuidade do nosso Projeto Nacional. (...) Nesse curto espaço de tempo histórico o PT foi capaz de executar um programa que deu conta da agenda do combate à miséria, com inclusão social, distribuição de renda e redução da pobreza", afirma a ala majoritária do PT estadual.

O grupo define ainda como "acertada e vitoriosa [a atual] política de alianças", "que tem nos permitido a um só tempo, exercer o protagonismo político e administrativo no Estado e arregimentar um amplo apoio às nossas candidaturas à presidência que sempre obtiveram expressivas maiorias eleitorais". "Inicialmente, o PT Ceará está dando preferência à vaga de senador na chapa majoritária, mas é evidente que temos nomes qualificados para disputar qualquer missão aqui no Ceará", comenta Guimarães.

A estratégia é garantir uma maioria de 2 milhões de votos para presidente Dilma Rousseff no Estado do Ceará, ampliar de 4 para 8 o número de senador petistas somente na região Nordeste e ampliar o número de deputados federais como forma de disputar hegemonia no Congresso Nacional. Com isso, o Partido dos Trabalhadores quer voltar a presidir uma das duas casas do Poder Legislativo e avançar no projeto democrático e popular iniciado em 2003.

"Se o PT Ceará e aliança acharem quiserem que eu dispute a vaga de senador, estou com a cabeça fria e o coração quente para enfrentar qualquer disputa, independente de quem seja o candidato da oposição da aliança. Se o partido quiser que eu continue como deputado federal, eu também vou continuar. E 2015 é 2015, o que eu quero é continuar ajudando o meu País e o Ceará, seja na Câmara Federal, ou até mesmo no Senado", completa o vice-presidente nacional do PT.