19/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Marcha do MST sagrou-se vitoriosa, afirma deputado José Guimarães

"PT já nasceu defendendo a reforma agrária em condições dignas para o homem do campo"“O PT já nasceu defendendo a reforma agrária em condições dignas para o homem do campo na terra morar, nela produzir e viver com dignidade". A declaração é do deputado federal José Guimarães (PT-CE) ao comentar o impacto político da realização do IV Congresso Nacional do Movimento dos Sem Terra em Brasília (DF) na semana passada.

Durante café da manhã com lideranças do movimento social que completa 30 anos de existência, Guimarães afirmou que marcha pelo Eixo Monumental sagrou-se vitoriosa reunindo 15 mil agricultores ligados ao Movimento dos Sem Terra. “Aqueles que imaginavam a morte os trabalhadores vinculados ao MST quebraram a cara”, comentou para rádio PT na Câmara.

No mesmo dia em que tomou café da manhã com parlamentares petistas, o MST foi recebido pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto. Segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, a presidente reafirmou o compromisso de acelerar a desapropriação de terras e de continuidade na melhoria da qualidade de vida no campo.

Ouça a entrevista do deputado José Guimarães.

Balanço

Nos últimos 11 anos, os governos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff assentaram 825.781 famílias. O número é quase o dobro do realizado pelas duas gestões de Fernando Henrique Cardoso à frente da Presidência da República. Nos oito anos em que presidiu o Brasil, FHC assentou 497.218 famílias. O ano em que o Brasil mais assentou famílias no campo foi durante o governo Lula, em 2006, com 136.358 assentadas.

Em nota, o presidente do Incra, Carlos Guedes de Guedes, afirma que o balanço das ações do órgão em 2013, com 30.239 famílias atendidas e 306.491 famílias atendidas em todo Brasil, traz um "diferencial" em relação aos anos anteriores. Segundo Guedes, a meta do governo Dilma é "combinar quantidade e qualidade", convertendo os assentamentos em comunidades rurais autônomas integradas.

"As políticas integradas ampliam os investimentos já garantidos pelo instituto e contribuem para agilizar a implantação e a qualificação dos assentamentos", destaca o presidente do Incra no comunicado.

O texto diz que no, ano passado, foram investidos R$ 281,8 milhões em assistência técnica, o que representa um crescimento de 24,1% em relação ao que foi investido em 2012. A projeção para 2014, segundo o Incra, é dar assistência a 420 mil famílias, o que corresponde a 32,7% do número de famílias assentadas pela autarquia.