06/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


No Cariri, José Guimarães discute hospital universitário e expansão da UFCA

O deputado federal José Guimarães (PT-CE) reúne-se, nesta sexta-feira (7), com o vice-reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Ricardo Ness, para discutir o processo de implantação e expansão da instituição. O parlamentar trabalha para agilizar a liberação dos R$ 57 milhões aprovados no orçamento federal para investimentos e custeio da UFCA em 2014.

Na pauta do encontro, a construção da sede da Reitoria da universidade, em Juazeiro do Norte, e criação dos campi avançados em Icó e Brejo Santo. A universidade avalia quais cursos serão ofertados, a partir da identificação das necessidades locais. O deputado, acompanhado do vice-reitor, fará também uma visita às instalações da UFCA.

Em estratégia desenhada para manter o crescimento da oferta de vagas em cursos universitários aos jovens do interior cearense, Guimarães já negocia com o Ministério da Educação (MEC) a construção de campi da UFCA também em Mauriti, Assaré e Iguatu. “O desenvolvimento do Cariri precisa ir além do ‘Crajubar’. Temos de ajudar as outras cidades a crescerem também”, defendeu o parlamentar.

Hospital Universitário

O deputado José Guimarães informará, na reunião, o estágio da negociação que vem travando com o Ministério da saúde para a criação de um hospital universitário no Crato, como forma de aprimorar a formação dos alunos dos cursos de medicina da região – por meio de residência médica. Seria ainda mais uma opção de atendimento para a população.

“Já apresentamos o pleito ao Ministério e estamos em fase de discussão e estudo. Mas estamos totalmente empenhados e muitos otimistas. É uma oportunidade de ouro para o Crato e uma bandeira minha em Brasília”, disse Guimarães.

UFCA

José Guimarães foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, do projeto que criou a UFCA. Deverão ser oferecidos inicialmente 27 cursos de graduação. A meta é atender a 6.490 estudantes de graduação e pós-graduação. Estão previstas as contratações de 197 professores, 212 funcionários de nível superior e 318 profissionais de nível intermediário.

A UFCA tem previsão de investimentos da ordem de R$ 157 milhões até 2017. “É o maior investimento já realizado na educação do Cariri. Um marco histórico para o desenvolvimento qualificado da população dessa região, com economia pujante e população extremamente produtiva”, comentou Guimarães.