04/02/2014

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Vicentinho é eleito por unanimidade o novo líder do PT na Câmara

Repetindo o gesto que marcou a prisão de José Genoino, a bancada do PT oficializou por aclamação o deputado Vicentinho (SP) como o novo líder na Câmara. O deputado José Guimarães (CE) deixa a liderança após um ano vitorioso onde grandes embates ocorreram no Congresso Nacional. "Saio com o coração quente e a cabeça fria para enfrentarmos [as disputas em] 2014. Qualquer que sejam minhas novas missões estarei sempre ao lado dos trabalhadores e desta bancada valorosa", declarou Guimarães.

Sem citar as prisões de José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, Guimarães definiu o período em que esteve à frente da bancada petista como o "o melhor e o pior ano para o PT". Outro fatos marcantes, foram o falecimento do governador Marcelo Déda, a aprovação da MP dos Portos, a votação da destinação dos royalties do petróleo para Educação e Saúde, a aprovação da MP que criou o programa Mais Médicos e as manifestações populares no último mês de junho.

Além de saudar a chegada do novo líder, vários deputados elogiaram o trabalho desenvolvido pelo deputado José Guimarães na liderança da bancada em 2013. Por sua vez, o agora "ex-líder" disse que apesar das dificuldades enfrentadas em 2013, deixa o comando da bancada “com o sentimento de dever cumprido”. “Continuarei sendo um soldado na defesa da bancada, do partido e do governo”, afirmou José Guimarães.

NOVO LÍDER

O novo líder, negro, advogado, de origem operária, agradeceu os deputados Bohn Gass (RS) e Sibá Machado (AC), que abdicaram de pleitear a liderança da bancada para apoiar o seu nome. “A certeza que eu tenho é que existimos para representar o interesse da classe trabalhadora. Nunca poderemos abrir mão dessa perspectiva”, observou Vicentinho.

“Esse é um ano eleitoral, e o lado de lá vem com ferocidade. Por isso, quero atuar mais como um porta-voz da bancada para mantermos a nossa unidade onde prevaleçam, não os interesses individuais, mas o interesse do conjunto da bancada”, destacou.

Vicentinho disse ainda que espera comemorar várias vitórias neste ano. Entre elas, a da seleção brasileira na Copa do Mundo, a reeleição da presidenta Dilma e a eleição de vários governadores e parlamentares petistas por todo o Brasil. “Por isso temos que ter o compromisso da fidelidade com o governo, mas sem abrir mão da nossa personalidade. É necessário ter a habilidade e a capacidade de manter a autonomia e, ao mesmo tempo, defender o governo com unhas e dentes”, ressaltou.