30/01/2014
Compartilhe esta postagem:
Corredor Cultural do Benfica e Pinacoteca recebem apoio de Guimarães
O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), esteve reunido, na manhã desta quinta-feira (30) com o secretário da Cultura do Estado, Paulo Mamede. O encontro, que aconteceu no prédio da própria secretaria, discutiu investimentos culturais no Ceará, com destaque para criação do Corredor Cultural do Benfica. O projeto conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Guimarães destinou no Orçamento Geral da União (OGU) emenda individual no valor de R$ 1 milhão para realização do corredor cultural que inicia atividades no mês de abril. O projeto garante uma extensa programação, funcionando sempre entre as quintas e os domingos, nos bairros Benfica, Centro e Praia de Iracema. Um domingo por mês a Avenida da Universidade seria interditada para oferecer atividades esportivas para população.
"Este é um projeto de 40 anos atrás para cidade de Fortaleza. É anterior, inclusive, a equipamentos como o Centro Cultural Dragão do Mar", destaca o secretário Paulo Mamede.
As atividades do Corredor Cultural seriam desenvolvidas em diversos prédios públicos de Fortaleza. Entre eles estão o Museu de Arte da UFC (MAUC), Casa Amarela Eusélio Oliveira, sede do Maracatu Solar, Teatro Universitário, Teatro Chico Anysio, Cine-teatro São Luiz, Arquivo Público, Museu do Ceará, Casa Juvenal Galeno e Dragão do Mar. Espaços culturais, bares e restaurantes particulares serão convidados para terem ciência da iniciativa.
“A universidade tem todo o interesse em manter todos os equipamentos abertos e a serviço das pessoas que por diversas razões são excluídas da programação cultural que existe hoje. Temos uma conjunção de fatores que vão ajudar bastante a realizar esse projeto”, frisa o reitor Jesualdo Farias.
Além da criação do Instituto de Cultura e Arte (ICA/ UFC), o apoio do governo estadual e a perspectiva de maior autonomia para o orçamento das universidades em sua relação com as fundações de apoio são alguns dos facilitadores para pôr em evidência o Corredor Ocupação na agenda cultural do Estado.
"Estamos contribuindo com o aquecimento da atividade cultural e garantindo ao trabalho da comunidade artística. Estes investimentos são estratégico para o desenvolvimento social e humano do nosso Estado", conclui Guimarães.
PINACOTECA
Além do corredor cultural, que já conta com emenda individual no Orçamento Geral da União, Guimarães articulou junto a bancada cearense a aprovação de uma emenda de bancada no valor de R$ 20 milhões para criação da Pinacoteca. O museu ficaria responsável por abrigar exposições em galpões do antigo prédio da RFFSA, ao lado da Estação João Felipe, no Centro de Fortaleza.
A desocupação dos galpões já está sendo concluída, e as obras incluem a reforma da fachada do prédio de 1926, resgatando formato e cores. Também serão construídas uma oficina multifuncional e seis ateliês livres. Serão 6.300 metros quadrados apenas para a circulação dos visitantes e área total de mais de 7 mil metros quadrados.
A Pinacoteca também contará com seis ateliês livres, para receber residências artísticas, e um espaço para a reserva técnica dotado das condições ideais para segurança e acondicionamento das obras pertencentes ao acervo que não estiverem expostas.