27/01/2014

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Portos terão R$ 31 bilhões para escoar desenvolvimento

De olho no desafogamento da capacidade produtiva nacional, o governo brasileiro pretende investir R$ 31 bilhões até o final de 2015. O valor foi anunciado pela presidente Dilma Rousseff ainda no ano passado, durante o novo marco regulatório do setor portuário, e não engloba o investimento estadual, como o governo do Estado do Ceará realiza no Porto do Pecém.

No Nordeste, os principais exemplos estão no Ceará e em Pernambuco, representados, respectivamente, pelos portos de Pecém e Suape. Nas duas unidades federativas, a capacidade de receber e enviar um volume excepcional de mercadorias foi responsável por atrair empreendimentos que dependem desse tipo de transporte, a exemplo da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e da refinaria Abreu e Lima, em Suape.

Segundo o diretor-geral Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Pedro Brito, as iniciativas dos dois estados têm servido como referência para outros estados da Região, que, ao seu modo, tentam replicar as duas experiências e ganhar mais força no cenário econômico nacional.

Em 2013, os portos do Nordeste 215,2 milhões de toneladas de carga bruta, o que equivale a 23,3% das 925 milhoes de toneladas em todo o País. Apesar do resultado significativo, os portos de Ponta Madeira e Itaqui, ambos no Maranhão, responderam sozinhos por 57% do total de carga geral movimentado pelos portos nordestinos. As duas unidades escoaam a produção de minério da companhia Vale.

Turismo

Na última sexta (24), o ministro Antônio Henrique Silveira visitou as obras do Porto do Mucuripe, em Fortaleza (CE), e de Natal (RN). Silveira afirmou que estaria "entusiasmado" com o andamento da reforma do porto cearense. "Certamente será um dos mais bem estruturados do país e em junho estará preparado para receber os turistas, especialmente os mexicanos, que já contrataram um navio de 4.500 lugares que ficará atracado neste porto”, citou.

No Porto de Fortaleza o volume de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento para a Copa 2014 é de R$ 202,6 milhões, a serem utilizados, além do terminal de passageiros, na construção de cais para um berço de múltiplo uso, pavimentação e urbanização de via interna de acesso, estacionamento e pátio.

Para o Porto de Natal estão previstos investimentos de R$ 72,5 milhões no âmbito do PAC Copa, incluindo, além do terminal de passageiros, recuperação do cais, retroárea e dolfim de amarração, adaptação do antigo armazém frigorífico e ampliação de cais do Berço 1 de 209 metros para 236 metros.

Além de Fortaleza e Natal, os portos de Salvador e Santos estão executando obras incluídas na matriz do PAC Copa, com previsão de conclusão em maio. O Porto de Recife, também contemplado, concluiu em agosto de 2013 as obras terminal marítimo de passageiros.

(com informações das agências de notícias)