29/10/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Líder José Guimarães destaca o papel revolucionário

O líder do PT na Câmara discursou na Tribuna da Câmara nesta terça-feira (29) para enaltecer o papel "revolucionário" de Lula para o Brasil e para o Mundo. Durante a sessão solene que homenageou o ex-presidente com a Medalha Suprema Distinção, o deputado José Guimarães (CE), lembrou a trajetória do nordestino que saiu do interior de Pernambuco para comandar a principal greve operária do País e, em decorrência do espírito de liderança próprio, entrar nos anais da histórica como o Presidente da República que olhou para a parcela da população mais pobre, sem jamais esquecer a importância da estabilidade econômica na conquista das garantias sociais.

Em seu discurso, Guimarães se utilizou de trechos de poemas de Luiz Gonzafa, Ariano Suassuna e Vinicius de Morais para ilustrar a figura do ex-presidente. "O operário foi tomado De uma súbita emoção Ao constatar assombrado Que tudo naquela mesa Garrafa, prato, facão Era ele quem o fazia Ele, um humilde operário", citou o poema "O Operário em Construção" para descrever o processo de conscientização política do ex-presidente.

"Ao ex-presidente Lula coube apresentar a Vinicius de Moraes uma multidão de operários que, como queria o poema, aprendera a dizer Não. Assim, mais uma vez, a poesia visitou o ex-Presidente Lula e a classe operária naquele momento e iluminou seus caminhos rumo à conquista da democracia", discursou o líder.

Guimarães destacou ainda a importância da liderança política de Lula na formação do Partido dos Trabalhadores e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), principal central sindical nacional. ""Aquela greve [em Diadema, em 1978] foi um estopim que se propagou rapidamente por outras fábricas do ABC, pela cidade de São Paulo, pelo interior do Estado e mais tarde por outros Estados da União. Este movimento, espontâneo no primeiro momento, está na raiz do surgimento do PT e da CUT", cita. sobre os anos do governo Geisel.

Em decorrência da consciência de que não obteria sucesso eleitoral se não construísse alianças, o ex-presidente ainda ajudou a derrubar o neoliberalismo. Com a queda da cotação da moeda brasileira e os pedidos de socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI), o Brasil vivia num dos seus piores momentos econômicos durante os anos 90. Fato este que foi superado a partir de 2003.

"Apesar deste quadro adverso da economia doméstica, quando concluiu seu segundo mandato, o ex-Presidente Lula entregou à sua sucessora, a Presidenta Dilma Rousseff, uma economia em crescimento, reservas cambiais superiores a U$ 300,00 bilhões, inflação média de 6,00%, metade daquela que fora herdada do período anterior; dívida externa, um antigo flagelo, eliminada; sem nenhum acordo com o FMI, desfrutando da condição de ser credor daquela instituição e também dos Estados Unidos", lembra.

Por fim, o líder do PT na Câmara lembrou a vitória contra o câncer de laringe e o reconhecimento internacional da figura do ex-presidente. "Estou seguro que os insultos de certa imprensa e mesmo de certas autoridades não prevalecerão contra a extraordinária figura de Luiz Inácio Lula da Silva que, em boa hora esta nossa Câmara dos Deputados rende homenagem".

Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'file_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'object_map' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]
Warning (512): _cake_core_ cache was unable to write 'method_cache' to File cache [CORE/Cake/Cache/Cache.php, line 310]