07/10/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Novas licitações da Petrobras são marcos da auto-sufici&eci

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), destacou na manhã desta segunda-feira (7) o legado de 60 anos de história da Petrobras. Segundo ele, a empresa ocupa um novo papel a partir dos governos Lula e Dilma e consolida o seu papel de ser uma "empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental" atuando em 28 países e desenvolvendo projetos sociais e culturais que colaboram com o crescimento brasileiro.

A Petrobras foi criada em 3 de outubro de 1953 como um reflexo da campanha "O Petróleo é nosso". A empresa recebeu o acervo do antigo Conselho Nacional de Petróleo que incluia 2.700 barris de petróleo por dia na Bahia e 170 milhões de barris em reservas, além de uma refinaria operando e outra em construção. 60 anos depois as reservas brasileiras são 15,7 bilhões de barris, incluindo aí petróleo e gás natural, além de poder dobrar essa produção nos próximos anos.

O patrimônio da Petrobras inclui 12 refinarias em operação, 2 em implantação e outras duas em fase de projeto. Além de pesquisa em laboratórios, coordena 49 redes temáticas com 88 universidades. "Antes a Petrobras investia muito pouco, ou quase nada, no refino e em pesquisa. De 2003 para cá, modificamos o marco legal, fizemos investimentos fortíssimos em pesquisa e foi por isso que descobrimos o pré-sal no governo Lula", destaca Guimarães.

O plano de negócios da Petrobras inclui ainda investimentos de US$ 236 bilhões. Com as duas novas refinarias, no Maranhão e no Ceará, a empresa busca agora a auto-suficiência na produção de combustíveis. "Por isso, nós somamos ao corpo técnico neste momento de confraternização, mas sobretudo na missão de apontar os próximos desafios. Queremos ampliar cada vez a capacidade de investimento e fazer novas descobertas em águas profundas", destaca Guimarães.

Com a perfuração dos poços do pré-sal e com a produção do óleo o Brasil, a Petrobras poderá se tornar um dos sócios majoritários da OPEP (Organização dos Países Produtores de Petróleo). Para manter esse crescimento a direção da Petrobras pretende investir US$ 47,3 bilhões por ano, nos próximos cinco anos com a meta de produzir 4,2 milhões de barris de petróleo por dia.

Para a exploração dos poços do pré-sal foi criado o regime de partilha, pelo qual a Petrobras é obrigada a participar como operadora em todos os futuros blocos no pré-sal, com participação mínima de 30%. "Já-já a Petrobras irá integrar a Opep, a Organização Internacional de Países Protudores de Petróleo, e queremos que a Petrobras continue a ser essa empresa gigante do povo brasileiro", finaliza o líder.