07/10/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


"Sem a Chesf, PAC não teria o mesmo sucesso", afiança Jo

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), utilizou a palavra na Tribuna da Câmara nesta segunda-feira (07) para ressaltar a importância da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf ) no crescimento do Nordeste. "O Nordeste brasileiro não seria o mesmo sem a Chesf. A nossa região deixou de ser uma região exportadora de mão-de-obra barata para o Sudeste devido a empresas estatais como a Chesf, que geraram emprego e desenvolvimento para o nosso povo", disse.

O discurso aconteceu durante a solenidade de comemoração dos 65 anos da estatal na Câmara dos Deputados. Com uma capacidade instaladade de 10.615 MW e produção de energia de 48.662 GW/h, a companhia emprega 5.700 funcionários e atende 45 milhões de nordestinos e, por meio do mercado atacadista, vende energia para todas as regiões do país.

"Sem a Chesf não teria o mesmo sucesso o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. O que seria o programa Luz Para Todos, a universalização da energia elétrica, sem a Chesf?", questionou o líder.

Somente no primeiro semestre deste ano foram investidos R$ 300 milhões no melhoramento do sistema de transmissão de energia. O investimento inclui obras como a nova Subestação Arapiraca III (AL), a linha de transmissão Picos-Tauá (PI-CE), a instalação de reator na Subestação Açu II (RN), a adequação de entradas de linhas na Subestação Banabuiú (CE) e a substituição de cabos pára-raios na linha de transmissão Paulo Afonso III-Itabaiana (BA/SE).

Além disso, a empresa pública deve ampliar e melhorar o sistema de transmissão da Companhia com as novas subestações de Extremoz II (RN) e João Câmara II (RN) , e da linha de transmissão Jardim-Penedo (SE/AL).