03/09/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Líder Guimarães cobra reação do Congresso sobre cas

Após encontro com o vice-presidente Michel Temer e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), disse que espera que o Congresso reaja "à altura" contra espionagem dos Estados Unidos. Guimarães informou que a presidente Dilma Rousseff ficou "indignada" e teria afirmado de que o episódio "não ficaria por menos".

O líder espera que o Congresso reaja à altura contra o governo, aprovando uma moção de repúdio e até mesmo criando uma comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) para apurar as ações do governo norte-americano que violaram a soberania brasileira. "Defendo que o Congresso se manifeste e avancemos em direção a uma CPMI", sugeriu.

No último domingo (01), o a Rede Globo exibiu uma reportagem em que mostra documentos da agência norte-americana NSA que comprovariam que a caixa de e-mail, ligações telefônicas e mensagens de texto da presidente Dilma Rousseff estariam sendo espionadas. Ontem, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, classificou de "inaceitável" o episódio e cobrou do embaixador Thomas Shannon explicações por escrito do governo americano.

Caso as explicações prestadas pelos Estados Unidos não satisfaçam as autoridades brasileiras, a presidente Dilma Rousseff não descarta adiar a visita presidencial marcada para outubro deste ano.