03/09/2013

Imprimir notícia

Compartilhe esta postagem:


Líder do PT na Câmara quer voto aberto para todas decisões d

O líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), tentará convencer nesta terça-feira (03) os colegas de bancada e os líderes partidários a por em votação a Proposta de Emenda Constitucional 349/01. A PEC torna a votação aberta para todas as decisões secretas do Congresso Nacional, inclusive para os vetos presidenciais e indicação para procurador-geral da União.

"Vou sugerir a minha bancada que nós radicalizemos agora. Se é para dialogar com o País, já que não é um problema filosófico, é uma questão cultural, vou defender que se abra o voto a tudo: para veto, para procurador-geral, para todas as questões. Acho que o momento exige isso e vou defender isso na minha bancada", declarou em entrevista coletiva.

A PEC 349 já havia sido aprovada em primeiro turno em 2009 e precisa passar por nova votação antes seguir para o Senado. "Vou sugerir à comissão especial [sobre a PEC] que ela deixe de trabalhar e votemos imediatamente a PEC que acaba com o voto secreto para tudo", completa.

Na última quarta, o voto secreto foi apontado por deputados como o principal motivo para o Plenário da Câmara ter mantido o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). Pelos cálculos internos, a bancada petista contabiliza 68 votos a favor da cassação do parlamentar condenado a 13 anos por formação de quadrilha e peculato.

"Chegou a hora da onça beber água. Vamos ver agora se eles querem ser transparentes em tudo, porque nós, do PT, vamos exigir transparência total", disse.